Bem-vindo -
31/07/2021

Morre Guilherme Janson, um dos maiores nomes da Odonto do mundo

Um dos grandes expoentes da Ortodontia mundial, o vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da universidade e superintendente substituto do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP), o Centrinho, Guilherme dos Reis Pereira Janson, de 62 anos, morreu em um hospital particular de Bauru, onde estava internado, na madrugada desta sexta-feira (30). Ele enfrentava um câncer de próstata.

Formado em Odontologia pela FOB/USP, onde também concluiu o mestrado e doutorado em Ortodontia, ele fez o pós-doutoramento no Departamento de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto, no Canadá. Em 2019, Janson foi apontado como o segundo pesquisador mais influente na Ortodontia mundial em um ranking que levantou as citações pelos seus pares em artigos científicos publicados entre 2007 e 2017.

O professor carregava a Odontologia no sangue. Ele era neto de um dos primeiros profissionais da área em Bauru, Emílio Janzon, bem como filho de um dos pioneiros e mais eminentes docentes da FOB/USP, Waldyr Antonio Janson. Falecido em 2014, o pai do profissional ajudou na implantação da faculdade, em 1962.

Também filho da já falecida Deborah dos Reis Pereira Janson, o professor era o mais velho dos irmãos Reinaldo, Suzana, Marcos e Vinícius. Os três homens seguiram a mesma profissão de Janson e Suzana tornou-se nutricionista. "Perfeccionista e incansável, ele foi a nossa inspiração, pois tomou a dianteira de tudo depois que os nossos pais partiram", exalta o irmão Marcos.

HOMENAGENS

A diretoria da FOB/USP e a Superintendência do Centrinho manifestaram, em nota, profundo pesar pelo falecimento. "Era o meu parceiro de trabalho nos últimos três anos e meio e se tornou um grande amigo, com inestimável contribuição à gestão como vice-diretor da FOB e superintendente substituto do HRAC, funções exercidas por ele com muita fibra e cumplicidade", ressaltou o professor Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB/USP e superintendente do Centrinho, que teve Janson como professor. Ambas as instituições declararam luto oficial de três dias.

A Prefeitura do Câmpus USP de Bauru (PUSP-B/USP) também emitiu uma nota de pesar, na qual afirmou que o professor "deixará a sua marca e muitas saudades por sua dignidade e brilhantismo".

Solteiro e sem filhos, Janson também era membro e competidor do time máster de polo aquático do Bauru Tênis Clube (BTC).

A pedido da família, o velório foi realizado no Teatro Universitário da FOB, assim como o do seu pai, com início às 9h30 desta sexta (30). Já o sepultamento se deu às 15h30 no Cemitério da Saudade.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.