A semana de maior luto do ano em Marília, até agora, ocorreu de 24 a 31 de janeiro, quando a Vigilância Epidemiológica Municipal recebeu 23 notificações de vítimas fatais da pandemia em apenas sete dias.
A primeira semana do ano teve 14 mortes e a segunda, 15. Na terceira semana houve redução de 33%, com dez vítimas fatais. Na quarta semana de janeiro houve uma alta abrupta (23 óbitos), um aumento de 130%.
As mortes desaceleraram na primeira semana de fevereiro (16), caindo mais na segunda semana do mês (10), e mais ainda na terceira (5). Em nível mundial a terceira semana de fevereiro também gera expectativa de redução dos casos de luto.
Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) à mídia revelam um declínio de 10% nas novas mortes na semana passada (81 mil). A Revista Veja informou no domingo (21) a contagem global da pandemia: 110,7 milhões de casos e 2,4 milhões de óbitos.
Apesar de Marília ter tido aumento de 14% nos novos casos de 14 a 21 de fevereiro (na comparação com a semana anterior), a cidade apresentou queda de novos diagnósticos em todas as demais semanas desse início de ano.
Esse fato pode ter influência sobre a redução dos óbitos, o que impacta até mesmo em leitos disponíveis e melhores condições de internação, quando necessário.
Mundialmente é o que ocorre também. Houve redução de casos e, junto, diminuição das mortes. De 8 a 14 de fevereiro foram registrados mais de 2,7 milhões de novos diagnósticos, sendo que de 1 a 7 deste mesmo mês houve 3,1 milhões. Os dados são da Organização Mundial da Saúde.