Um grupo de motoristas dos aplicativos Uber e 99 realizou uma paralisação nesta terça-feira (23), em Bauru, reivindicando melhores condições de trabalho. Eles não aceitaram corridas entre 12h e 0h de ontem e ainda fizeram uma carreata que saiu da avenida Nações Norte, às 15h, e percorreu várias vias da cidade até ser finalizada no Parque Vitória Régia. Segundo os organizadores, 300 profissionais participaram do protesto.
Marcel Buzzolini e Clécio Antônio Giacometti, participantes do movimento, relatam que o grupo pede reajustes nas tarifas pagas pelas plataformas aos motoristas no município - que, segundo eles, são as mesmas desde 2017 -; a extinção das categorias promocionais, em que o lucro é ainda menor; e que as empresas custeiem o deslocamento entre as viagens, atualmente pago por eles.
Já Daniel Françoso, que também integrou o protesto, afirma que entregará à Emdurb um pedido para a criação de pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros, para melhorar o trânsito e proporcionar mais segurança aos usuários e trabalhadores. "Além disso, quando as plataformas chegaram em Bauru, há três anos, a Emdurb disse que nos credenciaria e receberíamos uma carteirinha. Só que, até agora, só temos um papel com um número de protocolo", questiona.
OUTRO LADO
A Emdurb informou que "não existe previsão legal para a criação de pontos de embarque e desembarque de passageiros de transporte por aplicativos" e que o papel citado pelos manifestantes "comprova que eles estão cadastrados".
A 99 disse que prioriza a melhoria dos ganhos dos motoristas, investindo em ferramentas como o 99Poupa, que é uma categoria opcional criada para estimular o aumento da demanda, e o 99Entrega, para envio de itens pessoais.
Tanto a Emdurb e quanto a 99 declararam estar abertas ao diálogo com os manifestantes.
Já a Uber afirmou que visa reduzir os custos dos motoristas com ferramentas, como o Uber Conta, Uber Chip e Uber Pro.
A empresa pontua ainda que a categoria Uber Promo é opcional e foi criada "para gerar mais viagens quando há baixo movimento", sendo que "só aparece em alguns horários".