Bem-vindo -
07/04/2022

Município retoma rotina de saúde e intensifica procedimentos acumulados

Este Dia Mundial da Saúde (7 de abril) é de alívio em relação à pandemia e de ansiedade pela demanda de atendimentos que ficou estagnada

O Município retoma a rotina de saúde e intensifica procedimentos represados. De acordo com a Secretaria da Saúde, a redução da Covid trouxe alívio, mas este Dia Mundial da Saúde (7 de abril) é de ansiedade pela demanda de atendimentos, exames e cirurgias que ficou estagnada. Mutirões estão em preparação.

O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Junior, destacou que foi um período de muito aprendizado, surpresa a cada momento e muito trabalho. Além do desconhecimento mundial sobre a própria Covid, foi preciso enfrentar problemas de Recursos Humanos, excesso de demanda e falta de equipamentos.  
 

Hoje, a cidade vive uma situação inversa. A pandemia retraiu e os equipamentos conquistados ficaram disponíveis.

 

“Temos um legado porque os investimentos em saúde ficaram disponíveis e podemos remanejar essa estrutura para avançar em especialidades que ficaram represadas”, disse o secretário.

 

Mutirões em parceria com os hospitais estão em preparação com esse objetivo. Entre as primeiras especialidades contempladas estão a de ortopedia e oftalmologia.

 

“E nesse período difícil de dois anos, se por um lado enfrentamos muitas dificuldades por outro mostramos a força de um dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo, avançando rapidamente na vacinação”, lembrou Cássio Luiz.

 

O secretário destacou que neste Dia Mundial da Saúde o sentimento é de alívio em relação à pandemia, mas não de desatenção à Covid, que ainda é uma realidade presente.

 

“Devemos nos sentir aliviados e aproveitar essa diminuição de casos de Covid para trabalhar em outras frentes. Mas continuamos em alerta”.

 

Cássio Luiz salientou o risco dessa época do ano em que aumentam síndromes gripais.

 

“Daí a importância da cobertura vacinal e ainda temos muitas pessoas, incluindo jovens, que precisam buscar a rede básica para tomar a vacina contra Covid”.

 

Além das doses contra o Coronavírus, o Município está em campanha contra o sarampo e a Influenza, além de disponibilizar as demais vacinas que integram o calendário vacinal.


Fonte:JM


Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.