Bem-vindo -
25/06/2021

Novos 30 leitos serão instalados no HC para casos de Covid-19, define Estado

Os 30 novos leitos anunciados nesta semana pelo governo do Estado serão instalados no hospital de campanha, que funciona no prédio do Hospital das Clínicas (HC), para atender exclusivamente pacientes de Covid-19. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24), em reunião realizada com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Famesp.

Em vídeo encaminhado ao JC, o secretário executivo da pasta, Eduardo Ribeiro Adriano, informou que a decisão foi tomada de forma conjunta e, sem citar datas, destacou que a abertura das novas vagas ocorrerá "em prazo curto".

O tempo limite dado pelo Tribunal de Justiça (TJ) é de 60 dias, a contar de segunda-feira (21), quando, em audiência de conciliação, o Estado se comprometeu a ampliar a rede hospitalar pública de Bauru em 30 leitos, sendo dez de UTI e 20 de enfermaria. "Iremos fortalecer o atendimento aos pacientes Covid, que é a maior necessidade em Bauru e região neste momento", frisou o secretário.

Em matéria publicada pelo JC nesta quarta-feira, a Famesp já havia manifestado que não haveria espaço disponível para implantar as 30 vagas no Hospital Estadual, que opera atualmente com 300 leitos, sendo 124 voltados à Covid-19. Já o Hospital de Base teria capacidade para receber cerca de 18 leitos, mas ainda assim com necessidade de reforma de e adaptação de alas.

INDÍCIO

O fato de a secretaria ter anunciado a abertura destes leitos no HC é um indício de que o governo tem planos de assumir definitivamente a gestão da unidade, dando fim a um imbróglio que se arrasta há muito tempo. Para tanto, o governador terá de encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa com o objetivo de transformar o hospital em autarquia e, assim, haver previsão de custeio do serviço dentro do orçamento do Estado.

Questionada, a Secretaria de Saúde não antecipou se estas novas vagas permanecerão em definitivo no prédio do HC ou se serão remanejadas para outra unidade quando o funcionamento do hospital de campanha, no contexto da pandemia, for encerrado. Vale lembrar que, na pactuação firmada junto ao TJ, o Estado assumiu o compromisso de criar estas 30 vagas de modo permanente, como forma de reduzir as filas de espera em Bauru e região.

Conforme o JC noticiou, o acordo foi assinado dentro do processo de cumprimento da sentença proferida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público (MP) em 2013. Pelo que ficou pactuado, o Estado deverá abrir, de modo definitivo, no prazo de 60 dias, dez leitos de UTI e 20 de enfermaria em hospital da rede estadual já existente, assumindo também custos com aquisição de equipamentos, mobiliário, custeio e eventuais reformas.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09