Atualmente, a avenida Getúlio Vargas é a via predileta de muitas pessoas que fazem exercícios, em Bauru. O largo 'calçadão' na lateral do aeroclube é usado para diversas atividades, seja para caminhada, corrida e até mesmo ciclismo. Porém, o que muitos desses frequentadores não sabem é que as cerca de 100 árvores de várias espécies que existem naquele lado da avenida são cuidadas de forma voluntária, desde que foram plantadas, por Mário do Nascimento, de 76 anos.
O 'seo Mário', como é conhecido, é um aposentado que aponta a sua paixão pela natureza e a vontade de melhorar o mundo ao seu redor como motivação para cuidar dessas muitas árvores desde que foram plantadas, em 2004, na inauguração da via. "Todos os fins de semana, pego meus equipamentos (uma vassoura, uma enxadinha e uma pá) e limpo os pés das árvores. Afofo a terra e retiro a sujeira, para permitir que a água da chuva chegue à raiz e elas continuem recebendo nutrientes para crescer. Até tiro os matinhos quando eles temem em aparecer", conta.
O trabalho começa bem cedo, às 7h, e só termina após as 14h, depois de cuidar dos pés de todas as árvores a partir da quadra 9 até a quadra 18 da Getúlio, além das que ficam nas três quadras da avenida Odilon Braga, ao lado da Polícia Federal.
"Faço isso porque me alegra muito vê-las crescendo, ouvir os pássaros que cantam pousados nelas pela manhã, ver os pedestres passando pela calçada e usufruindo dessas sombras enormes. É a coisa mais linda", diz, enquanto observa, admirado, as muitas árvores da espécie pau-ferro que estão plantadas nas quadras 17 e 18 da avenida.
CONTRIBUIÇÃO
O aposentado, que mora há 30 anos na quadra 18 da avenida, no Jardim América, também contribuiu, neste período, para que as largas sombras e o ar fresco das árvores continuem beneficiando muitas pessoas. "Há dois anos, plantei um ipê-roxo e até amarrei o tronco em pedaços de madeira para que ele consiga crescer mais firmemente", relata.
Ele, no entanto, plantou outras também. "Todas elas são importantes para as aves, para os animais, para as pessoas que se exercitam e até para as que trabalham aqui com um trailer e precisam da sombra. Cuido de todas elas igualmente. As pessoas param para me agradecer por fazer isso e fico feliz, porque faço para melhorar o ambiente ao meu redor e quero que seja um lugar bom para as outras pessoas também", complementa.
"Seo Mário" ainda diz que espera que sua ação sirva de incentivo para que outras pessoas também queiram melhorar o lugar onde vivem da forma que puderem. Quem quiser ajudar o 'seo Mário' a cuidar das árvores aos fins de semana, deve procurá-lo em sua casa, na avenida Getúlio Vargas, 18-36, no Jardim América.
Mário do Nascimento, que viu de perto a avenida Getúlio Vargas se tornar uma das mais importantes e movimentadas de Bauru nesses 30 anos, também foi responsável por preservar os entornos da famosa árvore Copaíba. "Eu também cuidava dela e do canteiro central próximo. Carpia o mato e limpava a sujeira. Mas como uma empresa assumiu esse serviço, eu estou cuidando apenas das árvores do calçadão", relata o aposentado.