Bem-vindo -
11/02/2024

Paleontólogo William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, vai a Brasília para continuidade da preparação do Dino Titã

O fóssil foi descoberto em 2009 e escavado entre 2011 e 2012, resultando na coleta de 70% do esqueleto desse titanossauro
O paleontólogo William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, esteve entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro de 2024 na Universidade de Brasília (UnB), campus de Planaltina, para auxiliar a continuidade da preparação dos fósseis do ‘Dino Titã de Marília’, que estão guardados nessa instituição para preparação e estudos desde 2015. O objetivo é determinar se o achado é uma nova espécie de dinossauro.

Os trabalhos de preparação e estudo são coordenados pelo professor Rodrigo Santucci, que é geólogo e paleontólogo. Acadêmicos da UnB também auxiliam o professor Santucci. O ‘Dino Titã de Marília’ foi descoberto no ano de 2009 e escavado entre os anos de 2011 e 2012, resultando na coleta de cerca de 70% do esqueleto desse saurópode. O Saurópode é um dinossauro da espécie titanossauro que, em vida, deveria medir entre 13 a 15 metros de comprimento.

Os trabalhos ainda constituem na retirada de rochas que envolvem a maioria dos ossos fossilizados, uma tarefa que exige atenção e paciência. Na opinião do secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, o Dino Titã foi uma grande descoberta feita por William Nava. “Os resultados de seus estudos trarão uma série de informações importantes, inclusive sobre o ambiente da formação Marília naquela época”, considerou o secretário Mora.

Parte da coluna vertebral do ‘Dino Titã’ encontra-se depositado e até o momento partes que foram preparadas revelam detalhes bastante interessantes sobre a morfologia das vértebras do pescoço, indicando se tratar possivelmente de uma nova espécie de titanossauro para os sedimentos da formação Marília, típica do Estado de São Paulo.

O prefeito de Marília Daniel Alonso elogiou o trabalho do paleontólogo William Nava e enfatizou a importância de suas descobertas e estudos para a ciência, cultura, história e turismo. “O Museu de Paleontologia de Marília possui um acervo riquíssimo e proporciona uma experiência cativante e muito enriquecedora aos visitantes”, ressaltou o chefe do Poder Executivo. Logo no início da gestão Daniel Alonso, Marília conquistou o título de Município de Interesse Turístico (MIT), e conseguiu, juntamente com o trabalho e apoio do Conselho Municipal de Turismo, os recursos do governo estadual para revitalização do museu. O local é aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas, e aos sábados, no período das 13h às 18 horas. A entrada é gratuita. Excepcionalmente, durante os dias do carnaval 2024, o local permanecerá fechado (de 10 a 13 de fevereiro) reabrindo na quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro, a partir das 12 horas (meio-dia).

Fotos: Divulgação
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.