Bem-vindo -
02/06/2021

Pandemia dificulta inserção de jovens aprendizes no mercado

A pandemia tem trazido grandes prejuízos aos jovens aprendizes em Bauru, uma vez que as admissões das empresas parceiras ao Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego estão cada vez mais escassas. Quem faz o alerta é o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes). A solução para o problema, segundo o órgão, seria estreitar a relação entre os contratantes e as entidades que administram o projeto.

O objetivo do programa é preparar para a primeira experiência profissional adolescentes e jovens, de 15 a 24 anos. Presidente do CMDCA, Natália Isabele Barbe explica que ele foi desenvolvido justamente para fornecer mais segurança no mercado de trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade. "Eles têm aula de português, matemática e informática e aprendem até sobre inteligência emocional. Mas, na pandemia, as aulas presenciais foram suspensas e muitos deles perderam o acesso às aulas, porque não têm computador ou celular, e precisaram se afastar do projeto", relata.

Além dessa questão, o maior prejuízo trazido pela pandemia ao programa é a dificuldade encontrar vagas de emprego aos jovens. Segundo Natália Barbe, algumas empresas parceiras sequer estão com o efetivo trabalhando presencialmente e, por isso, não têm como admitir os recém-egressos do programa. "Avaliamos que uma forma de amenizar isso seria o Conselho articular reuniões, para estreitar essa relação entre empresas, empresários e as organizações sociais de Bauru que administram esses projetos, o que deve ser feito em breve", complementa.

CHAMAMENTO PÚBLICO

Além desses programas, o CMDCA administra vários projetos na cidade voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Inclusive, em 15 de maio, foi publicado um chamamento público para que entidades sem fins lucrativos, vinculadas ao Conselho, possam apresentar novas propostas a esse público. Mais informações pelo (14) 3227-8624, da Sebes. O edital da licitação está no site da Prefeitura de Bauru, no link https://www2.bauru.sp.gov.br/administracao/licitacoes/licitacoes_detalhes.aspx?l=6673&ft=1&fp=200/2021. O chamamento fica disponível durante 30 dias, a partir da data de publicação.

Presidente do CMDCA, Natália Isabele Barbe finaliza que os projetos são de extrema importância para as crianças e jovens beneficiados, já que, segundo ela, houve um "retrocesso" nas condições de vida dessas pessoas durante a pandemia.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09