A atual gestão municipal retomou os processos de regularização fundiária e de infraestrutura no Parque Primavera, que passará a se chamar Vila Cristiana. Já houve publicação no Diário Oficial, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), um chamamento público para informar os confrontantes do residencial Chácara das Flores, para que apresentem impugnação dentro de 30 dias. Não havendo nenhum conflito jurídico, os moradores que ali estão passam a ser proprietários de seus respectivos lotes.
A Secretaria de Obras também deve fazer publicação esta semana para licitação de avanços na infraestrutura, com a construção de drenagem, galerias, pavimentação, calçamento, guias, sarjetas e rampas de acessibilidade. A expectativa é que tudo seja feito em 2021. Para isso, Bauru conta com uma verba parlamentar do deputado federal Paulo Teixeira (PT) de R$ 238.856. A contrapartida do Município será de R$ 86,5 mil.
O Parque Primavera possui 36.835,83 metros quadrados e a sua instalação e melhorias tiveram início na gestão do ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta. Após atrasos devido à pandemia, o trabalho no local está sendo retomado agora. Segundo a prefeitura, estão instaladas ali 148 famílias. Ainda no ano passado, uma parceria da prefeitura com a CPFL Energia, por meio do Projeto de Eficiência Energética, regularizou toda a distribuição de energia elétrica aos moradores do Primavera. A partir daí, já foi possível os moradores tomarem banho quente.
Conforme o JC vem acompanhando, há dois anos e meio 350 famílias estavam no assentamento Canaã, na região do radar do IPMet, em situação de extrema vulnerabilidade social e sem o básico para a dignidade humana. Apenas 148 delas estavam aptas a receber os lotes no Primavera.
O atual titular da Seplan, Nilson Ghirardello, explica que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para que os lotes fossem entregues para os moradores que comprovadamente não possuíam nenhum outro bem imobiliário.
"Há quatro quadras naquela nova área e esta regularização no Primavera será muito boa para eles. Vão poder abrir crediário, entre outros benefícios. Vão ter uma vida mais digna, estruturada", comenta o secretário.
O secretário de Obras, Leandro Joaquim, acrescenta que a prefeitura está atenta às necessidades destes moradores, que apesar da maior parte já ter energia desde o ano passado, serão instalados 21 novos pontos de iluminação pública, mais uma vez em parceria com a CPFL. "Após as obras de infraestrutura, vamos acompanhar o local e ir acrescentando melhorias", ressalta Leandro Joaquim.
"FALTA O ESGOTO"
Segundo Claudio Ferreira, 48 anos, morador do Parque Primavera, atualmente sem carteira assinada, mas atuando como servente de pedreiro, houve uma grande melhoria em 2019 e 2020.
"Era só mato aqui. Fomos trazidos lá do Canaã, na época do Gazzetta, e aqui hoje não falta água e nem energia. Ainda utilizamos fossa para esgoto. Graças a Deus melhorou muito. Estou feliz aqui. Melhorou 70%, agora só falta o esgoto para ficar 100%", comenta.