Ainda faltam quase 50 dias para a Páscoa, que será celebrada em 4 de abril neste ano, mas o Coelhinho já começou a dar as caras em Bauru. Como o Carnaval foi cancelado, determinados procedimentos foram antecipados em 2021. Em alguns mercados, os bauruenses encontram ovos de chocolate pelos corredores e, em outros estabelecimentos mais especializados, as prateleiras também já estão cheias de produtos característicos da data. Além disso, confeiteiros autônomos relatam que decidiram adiantar o início da produção neste ano como estratégia para alavancar as vendas.
É o caso da Elisângela Lima de Oliveira, de 38 anos, que é confeiteira e trabalha com encomenda de doces e venda 'porta em porta' em Bauru há três anos. Ela conta que, antes, começava a produção de ovos de colher e guloseimas personalizadas para a Páscoa com um mês de antecedência. Porém, neste ano, decidiu antecipar em mais quinze dias este início. "Assim, tenho mais tempo para receber encomendas. Também estou apostando na produção de miniovos de Páscoa, para que meus clientes experimentem diferentes sabores e comprem o tamanho normal daqueles que mais gostarem", explica.
A confeiteira ainda relata que a data representa aumento nas vendas, porém, em contrapartida, menos horas de sono e mais trabalho. Mesmo assim, o feriado ainda tem um caráter bastante especial para ela. "Há três anos, fiz alguns ovos de colher para vender para meus colegas de trabalho, como renda extra. A avaliação deles foi muito boa e foi assim que eu percebi que era isso que queria fazer na vida. Pedi demissão do emprego na época e, hoje, é da venda de doces que me sustento", detalha Elisângela, destacando que, neste período, além dos ovos de colher de vários sabores, também produz ovos 'tradicionais' de chocolate, trufas de Páscoa e outros doces relacionados. O telefone para contato é (14) 99611-0411.
PERSONALIZAÇÃO
Já uma distribuidora de doces na região da Vila Cardia, em Bauru, renovou o estoque dos mais diferentes tipos de chocolates e de alimentos decorativos visando as vendas da Páscoa. O objetivo da empresa é incentivar que as pessoas confeccionem seus próprios ovos. "Nosso carro-chefe são as barras de chocolate, mas também estamos apostando no volume das vendas de cascas de ovo de chocolate já prontas, que facilitam para quem quer personalizar o próprio ovo", avalia Laura Vanessa do Rego, que é supervisora administrativa do estabelecimento.
Ela ainda diz que o atual momento estimula a produção própria. "A pandemia provocou uma mudança de hábito. Tem gente ficando mais em casa e cozinhando mais. Por isso, estimamos que nossas vendas vão crescer 20% neste período, considerando essas pessoas que querem se aventurar na cozinha e economizar", pondera.
Para isso, o estabelecimento oferece cursos de personalização de doces relacionados à Páscoa de forma gratuita, por meio de lives nas redes sociais (instagram.com/docepanbaurumarilia), e diz que viu crescer a procura pela especialização. "Antes da pandemia, essas aulas já existiam, mas eram presenciais. Participam profissionais que querem ampliar suas técnicas e receitas, aquelas pessoas que pretendem fazer uma renda extra, ou, então, aquelas que querem produzir seu próprio ovo, pois não têm dinheiro para comprar um pronto, mas também não querem que a data passe em branco", analisa Laura. As lives são realizadas, geralmente, duas vezes por semana.
Apostando ainda no incentivo à confecção do próprio ovo de colher, a distribuidora vende um kit confeiteiro infantil que, segundo a supervisora, contém uma casca de ovo de chocolate e alimentos para serem usados como recheio, para que a criança possa produzir seu próprio ovo.