Bem-vindo -
02/06/2021

Pelo 2.º ano, Corpus Christi será sem procissão em Bauru

Pelo segundo ano consecutivo sem procissão em Bauru, o Corpus Christi será celebrado nesta quinta-feira (3). O feriado religioso, que tem nome em latim, fala sobre o não aprisionamento de Cristo dentro do templo. É por isso que, nesta data, a representação do 'Corpo e Sangue' de Cristo para os católicos, que é a hóstia consagrada, tradicionalmente deixa os tabernáculos das igrejas para abençoar os fiéis e suas casas, passeando pelas ruas da cidade. Desse modo, apesar de não haver a procissão, o passeio do Santíssimo sobre carro de som poderá ser realizado.

A festividade do corpo de Cristo chega para levar a mensagem de fé e amor de forma independente nas 30 paróquias de Bauru. As missas presenciais estão liberadas, desde que o limite de ocupação seja obedecido.

Padre Gustavo Natividade, coordenador da Pastoral Diocesana e pároco na Paróquia São Judas e São Dimas e Santuário Nossa Senhora de Fátima, afirma que, assim como no ano passado, as celebrações e as atividades serão realizadas de forma livre por cada paróquia. "A tradicional procissão com os fiéis não poderá acontecer em nenhum ponto da cidade, mas o passeio do Santíssimo, em cima de um carro de som, como já foi realizado, fica à critério de cada padre. Algumas paróquias estão se organizando para isso", afirma.

PROGRAMAÇÃO

As celebrações poderão ser realizadas presencialmente, cumprindo o limite de 40% da capacidade de ocupação do templo, conforme previsto em decreto municipal, em horários distintos.

Na Catedral do Divino Espírito Santo, as missas serão realizadas às 7h30, 10h e 19h; na São Judas e São Dimas, a solenidade será feita às 8h; e, na Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus, será às 10h. Já na São Cristóvão, haverá missa às 7h e às 19h; e, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, terá missa às 19h, com benção do Santíssimo.

"Os adornos e tapetes, no corredor central da igreja, também ficam à critério de cada paróquia. Aos fiéis que estiverem impossibilitados de ir à missa, vale lembrar que a maior parte das igrejas está transmitindo as celebrações de forma online, por meio de suas redes sociais", comenta o padre Gustavo Natividade.

Tradição

A tradição do Corpus Christi foi instituída em 1264, após o chamado "milagre eucarístico de Bolsena", quando o padre que fazia a consagração durante uma missa duvidou da presença de Cristo e viu escorrer sangue da hóstia consagrada em suas mãos. Segundo narra a igreja, por conta disso, o Papa Urbano IV decretou que a quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade fosse celebrada em honra ao Corpo e Sangue do Senhor.

"Foi no segundo milênio que as pessoas passaram a adorar o Santíssimo e a entender que Ele dá sentido à fé. É sinal de Deus que cura e que não fica aprisionado dentro de um templo", conclui o padre Gustavo Natividade.

Já o costume de enfeitar as ruas tem como intuito manifestar o amor do povo para com o mistério da Eucaristia.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09