Desde o início deste ano, as pessoas acima de 18 anos com HIV ou Aids podem se imunizar contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento, conforme determinação do Ministério da Saúde. Em Bauru, a vacinação desse público ocorre no Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI), onde esses indivíduos fazem o acompanhamento da doença sexualmente transmissível. A maioria das pessoas que vivem na cidade e têm esse diagnóstico já está imunizada contra o novo coronavírus.
É o que revela a médica infectologista Giovana Nogueira de Lima, que atua no CRMI há 11 anos. O órgão atende a cerca de 2,7 mil pessoas com HIV ou Aids em Bauru e outras cidades da região - as mesmas compreendidas pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6).
Em Bauru, 931 já haviam se imunizado contra a Covid-19 até a última semana. "Nós só temos os dados dos pacientes vacinados em Bauru, mas eu acredito que a maioria também tenha se imunizado nos outros municípios da nossa área de atuação".
Diagnosticada com HIV em 2015, uma cuidadora de idosos, que terá a identidade preservada pela reportagem, de 30 anos, mora em Bauru e já se imunizou contra o novo coronavírus. "Desde que eu descobri a doença, faço acompanhamento no CRMI, onde tomo todas as vacinas necessárias, inclusive, a da Covid-19", relata.
SERVIÇO
O Centro de Referência em Moléstias Infecciosas atende a pessoas com HIV, Aids e hepatites virais de segunda a sexta, das 7h às 17h. Já a vacinação dos pacientes com HIV ou Aids ocorre nos mesmos dias, das 7h às 13h.
Para obter outras informações, basta ir até o CRMI, que fica na rua Silvério São João, sem número, na região central de Bauru. Telefones: (14) 3224-2380 e (14) 3235-1463.