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14/03/2024

PREFEITO DANIEL ALONSO AVALIA SUBSÍDIO NA TARIFA DE ÔNIBUS PARA BENEFICIAR MORADORES DE MARÍLIA

Contrato assinado por Vinicius Camarinha obriga aumento de preços na tarifa de ônibus.
O prefeito Daniel Alonso está considerando a implementação de um subsídio para as tarifas de ônibus em Marília, inspirando-se em modelos bem-sucedidos de outras cidades como Ribeirão Preto. Em Ribeirão, a tarifa cheia é de R$ 7,50, mas graças ao subsídio municipal de R$ 2,50, os cidadãos pagam apenas R$ 5,00 por viagem. Este tipo de medida pode tornar o transporte público mais acessível e viável para a população local.
Contexto Jurídico: A obrigação da atualização tarifária
A Empresa de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) destaca que existe uma obrigação legal, decorrente de um contrato firmado na gestão do ex-prefeito Vinícius Camarinha (2013-2016), que exige a atualização monetária das tarifas de transporte coletivo. Esse ajuste é necessário para assegurar o equilíbrio financeiro das operadoras de transporte. A prefeitura tem se esforçado para manter o custo do transporte coletivo o mais baixo possível para os usuários.
As companhias de transporte coletivo de Marília propuseram um reajuste tarifário para R$ 8,10. No entanto, a Emdurb decidiu por um aumento para R$ 5,75, um valor ainda pendente de implementação, previsto para 20 de março de 2024.
Prefeito se esforça para reduzir o impacto financeiro nos cidadãos ao mesmo tempo em que cumpre a Lei
Reconhecendo o impacto financeiro que o aumento das tarifas pode ter sobre os moradores de Marília, o prefeito Daniel Alonso está avaliando a possibilidade de introduzir um subsídio municipal para as tarifas de ônibus. A medida visa tornar o transporte coletivo mais acessível, aliviando o peso dos custos de transporte sobre a população, especialmente no contexto pós-pandêmico. Cidades como a capital São Paulo e Bauru já implementaram medidas similares, com São Paulo destinando R$ 7,7 bilhões para subsídios no transporte coletivo.

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