Bem-vindo -
17/03/2020

Prefeito Daniel Alonso reúne responsáveis de hospitais e monta plano de contingência no combate ao Coronavírus

Medidas adotadas seguem orientações e determinações do Governo do Estado de São Paulo

O prefeito Daniel Alonso promoveu nesta segunda-feira (16) pela manhã uma reunião com responsáveis pelos hospitais da cidade e todo o corpo de saúde municipal e estadual de Marília para conhecerem o plano de contingência do Covid-19 (Coronavírus) elaborado pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a participação de representantes da Santa Casa de Misericórdia, Márcio Mielo (superintendente assistencial); Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis e Dr. Uri Flato; o Complexo Famema foi representado pela Dra. Paloma Libânio Nunes (superintendente) e Dr. Luciano Vicentini (diretor do HC); a DRS (Diretoria Regional de Saúde) pelo Dr. Cláudio Cesar de Rossi; Maternidade Gota de Leite por Virginia Balloni (presidente); o Comus (Conselho Municipal da Saúde) por Tereza Machado; Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília; e Ednalva Neves, coordenadora administrativa da Secretaria da Saúde. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Marcos Rezende (presidente).

O chefe do Executivo abriu a reunião falando de sua preocupação com o avanço da doença no Estado de São Paulo e em todo o Brasil. Revelou que em Marília há nove casos suspeitos, porém nenhum confirmado.

Na sequência Daniel Alonso informou as medidas que Marília estará adotando já a partir desta segunda-feira, dia 16 de março, que segue também orientações e determinações do Governo do Estado de São Paulo.

EDUCAÇÃO

- De 16 a 20/03 o comparecimento nas unidades escolares municipais é facultativo. Já do dia 23 a 27/03 haverá a antecipação do recesso escolar. No decorrer na semana, o município irá se posicionar sobre a continuidade das medidas na educação.

CULTURA

- Adiamento do Desfile de 4 de Abril (Aniversário de Marília) para o dia 7 de Setembro (Independência do Brasil).

- Atividades suspensas por 30 dias no Teatro Municipal, Sala de Projeção, Espaço Cultural, Casa de Cultura, Projeto Teatro da Cidade, Banda Marcial, e Salas do Acessa São Paulo (no Centro Cultural e Biblioteca).

- Cancelamento de eventos em geral e oficinas para a 3ª Idade dentro da Biblioteca Municipal. Unidade ficará aberta apenas para empréstimo de livros.

- Orientações para o fechamento/cancelamento/adiamento de eventos e locais com aglomerações com mais de 500 pessoas em toda a cidade de Marília.

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

- Fechamento por 60 dias das três unidades de Centro Dia do Idoso e dos serviços de convivência de idosos das cinco unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);

- A unidade do Bom Prato terá atendimento normal com instruções para evitar filas e durante a refeição distância moderada do outro usuário.

ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

- Aulas do Projeto Social Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude serão interrompidas gradualmente até o dia 23/03, quando a paralisação será total no projeto. Previsão de retorno é dia 2 de abril.

EMDURB

- Higienização quatro vezes por dia dos ônibus coletivos do Transporte Público (antes o procedimento era feito apenas uma vez) e disponibilização de álcool gel em todos os veículos.

*Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades Saúde da Família) estão aptas com servidores capacitados para receberem os moradores que apresentarem os sintomas do Coronavírus. A UPA Zona Norte e o PA da Zona Sul são somente para casos de emergência.

HOSPITAIS

Os representantes dos hospitais de Marília informaram que já estão avaliando restrições a cirurgias eletivas, redução do horário de visitas e instalação de salas especiais para o atendimento de pessoas que estiverem com os sintomas do Coronavírus, com entradas diferentes de outros pacientes.

Na reunião foi informado ainda que restaurantes e casas noturnas estudam redução de área para clientes, com espaçamentos maiores entre as mesas limitando aglomerações; encontro deve definir nos próximos dias mudança de atendimento em casas noturnas.

A coordenadora de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini disse que desde fevereiro já vem trabalhando com um plano de contingência para poder “reduzir a curva de transmissão”.

“Adotamos a medida preventiva de orientar a população para que evitem a procura pelos serviços públicos sem necessidade. Temos observado que estão aparecendo muitos pacientes assintomáticos. Estas pessoas têm que entender que se o idoso estiver doente, vai precisar de leito. Não temos só o Covid-19 acontecendo. Há infarto, AVC, acidentes, e a gente não pode sobrecarregar a rede hospitalar com casos que podem ser atendidos pelas UBSs e USFs.”

Alessandra citou ainda que uma das preocupações é que tem gente que não acredita nas medidas, achando que talvez não precise e por isso faz um alerta. “É um vírus que ninguém conhece e sabe-se apenas que ele tem potência de transmissão alta. É preciso achatar curva nesta fase. Nossos centros hospitalares têm que pensar hoje em leito na parte de UTI”.

A DRS Marília conta atualmente com 154 leitos e são estes que atenderão não só os casos graves que possa ocorrer de Covid-19, como os demais casos que necessitem de uma Unidade de Terapia Intensiva.

O vereador Marcos Rezende, presidente da Câmara, anunciou que as sessões ordinárias do Poder Legislativo continuarão e solicitou a quem pudesse assistir de casa pela TV Câmara, evitando aglomerações. Ele anunciou ainda a suspensão de uma sessão solene que aconteceria na próxima sexta-feira, dia 20.

 

 

Fotos: Julio Cesar de Carlis

 

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.