Bem-vindo -
30/03/2022

Prefeitura anuncia mutirão para zerar fila de cirurgia de catarata

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou na tarde desta terça-feira (29) um grande mutirão para zerar a fila de espera por cirurgia de catarata. Os procedimentos serão executados pelo Instituto dos Olhos de Marília (IOM), através da Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Para que fosse possível realizar esse mutirão e, consequentemente, zerar essa fila, o município foi contemplado com recurso de R$ 440.974,35 pelo Ministério da Saúde para realização de procedimentos especializados.

A formalização do contrato ocorreu por meio da elaboração do termo aditivo 15/2022 com a Santa Casa, permitindo o repasse financeiro no montante de até R$ 442.119,12, previstos na portaria MS/GM nº 3.829/2021.  O custeio permitirá a realização de 516 procedimentos de cirurgia de catarata.
 

De acordo com o prefeito Daniel, a iniciativa vai beneficiar centenas de pessoas que aguardam pela cirurgia, principalmente os idosos.

“É um dia bastante feliz para todos nós. Agradecemos ao Ministério da Saúde , ao IOM e à Santa Casa pelo apoio nesse mutirão e, com isso, vamos conseguir atender as pessoas que já têm diagnóstico e encaminhamento para a cirurgia de catarata, que é muito eficiente e rápida. Ações como essa permitem que muitas pessoas voltem a enxergar melhor, principalmente os idosos, que serão os grandes beneficiados com o mutirão”, garante o chefe do Executivo.

O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, afirma que o quantitativo de 516 procedimentos cirúrgicos é mais do que suficiente para zerar a fila existente.

“Vamos atender todas as pessoas que já têm  diagnóstico e encaminhamento para a cirurgia de catarata. Teremos  agora condições de dar sequência para outras pessoas que aguardam diagnóstico e exames nas nossas unidades de saúde, mas que ainda não tem  indicação cirúrgica”, destaca o gestor da pasta.

Os pacientes que estão na fila à espera da cirurgia de catarata devem começar a ser chamados nos próximos dias.

Fonte:MN

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.