Bem-vindo -
30/06/2021

Prefeitura de Bauru autua igreja por aglomeração durante evento

A Prefeitura de Bauru autuou a Igreja Rasgando os Céus, nesta terça (29), após a fiscalização verificar que o templo abrigou um evento, na noite de segunda (28), com ocupação superior à capacidade permitida na pandemia. O poder público explica que a autuação desencadeia a abertura de um processo que pode render multa e interdição, ou orientação. O presidente da igreja, pastor Willians Silva, nega que a capacidade de 30% prevista em decreto tenha sido superada e frisa que o culto, apesar de ser especial por ter trazido um evangelista youtuber de fora do Estado, não se diferenciou dos demais realizados.

Imagens do evento que circularam pelas redes sociais renderam críticas públicas de moradores da cidade, especialmente de empresários dos setores de bares, restaurantes e eventos, que foram diretamente afetados pelo endurecimento das medidas restritivas do último decreto.

Na Internet, muita gente comparou o evento realizado pela Rasgando os Céus com um show, o que está vedado pela legislação. Isso porque o culto contou com a venda de ingressos e as imagens que circularam mostraram pessoas em pé e com as mãos erguidas diante de uma banda e com efeito de luzes.

Houve, inclusive, quem criticasse a falta de fiscalização e lembrasse que essa seria a mesma igreja designada pela prefeitura como responsável por arrecadar doações em dinheiro para reformar uma UPA na cidade. Um dos comentários destacava que, no mesmo horário do evento, 83 pacientes aguardavam vaga de internação hospitalar.

Outras pessoas, contudo, defenderam o culto. Inclusive, quem estava presente disse que todas as regras sanitárias, como o distanciamento, estavam sendo seguidas.

A prefeitura confirma ter recebido denúncias sobre o evento, mas não informa se os fiscais chegaram a ir presencialmente até o local na segunda. A autuação foi aplicada nesta terça.

'NÃO É UM SHOW'

"Parece um show, mas não é. Era um momento de louvor, por isso as pessoas se levantaram. Não muda nada em relação à natureza dos nossos cultos normais, sempre utilizamos recursos como a luminosidade diferente e o data show", afirma o pastor Willians Silva.

De acordo com ele, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) da igreja prevê limite de ocupação de até 3.126 pessoas. Com o decreto, que restringiu a capacidade para 30%, o máximo que a igreja poderia permitir seria de 938 pessoas.

"Temos trabalhado sempre dentro do limite de 30%, que é de quase 1 mil pessoas. O ângulo da câmera das imagens que circularam não ajudou a mostrar que havia grande distanciamento entre as fileiras de cadeiras", ressalta o pastor, reforçando que a Rasgando os Céus segue à risca todas as normas. "Fiscalizamos o distanciamento, realizamos a aferição de temperatura, fazemos o controle de entrada e disponibilizamos álcool gel em todas as portas", completa.

Willians destaca ainda que o culto especial com a presença do evangelista youtuber foi organizado por uma empresa de eventos de fora da cidade e que, por isso, ainda não foi possível precisar a quantidade de ingressos comercializados.

A sua assinatura é fundamental para a informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal da Cidade.


Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09