Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e atender às mães trabalhadoras que deixam os bebês nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) de Marília, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, inaugurou quinta-feira, dia 5 de setembro de 2024, a 15ª sala de amamentação na rede escolar municipal.
Agora a Emei ‘Professora Marina Betti César’, localizada na zona Oeste, passa a contar com uma sala exclusiva, totalmente climatizada e com estrutura, para que uma mãe possa amamentar seu bebê. A solenidade de inauguração contou com as presenças dos secretários municipais Marcelo Gallo (Saúde) e Helter Bochi (Educação), que representou o prefeito Daniel Alonso (PL), supervisora do Banco de Leite Humano de Marília, Sandra Domingues, educadoras, servidores públicos, diretoras de escolas e convidados, entre eles, duas mães que estão amamentando e uma delas é a diretora da escola, Cristiane Regina Sanches.
“Um sonho realizado e que vai beneficiar muitas mães”, disse disse a diretora que ajudou no descerramento da placa da 15ª sala de amamentação “Laços de Amor”. Marília foi uma das primeiras cidades do Brasil onde a iniciativa de instalar salas de amamentação em escolas e creches ganhou apoio do Poder Municipal e passou a ser implantada. A ação pioneira no Brasil favorece um direito das mães trabalhadoras, com filhos pequenos: o de aleitamento materno por pelo menos até os dois anos de idade.
Graças a esta ação, Marília obteve o reconhecimento nacional do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, como uma cidade que valoriza o aleitamento materno e assegura a alimentação saudável das crianças. A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Educação atendem todas as Emeis e Emefs através do Programa de Educação Alimentar e Nutricional. No total, são 64 unidades de escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, além de um Centro Municipal de Atenção Especializada. “Agora temos 15 escolas que oferecem a oportunidade das mães amamentarem seus filhos ou deixarem o leite materno para alimentar as crianças. Tudo isso para favorecer o bem-estar e a qualidade de vida da mãe e da criança nos primeiros anos de vida”, ressaltou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL).
Salas de Amamentação agregam ao Banco de Leite Humano
A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, afirmou que as 15 salas de amamentação nas Emeis oferecem infraestrutura completa com ambientes adequados para a amamentação no peito, além de poltronas confortáveis e geladeiras para incentivar a mamãe para que retire o próprio leite e envie em frascos esterilizados, identificados com o nome completo da criança para ser oferecido no período escolar.
De acordo com a enfermeira, as salas de amamentação nas Emeis são visitadas semanalmente pela equipe do Banco de Leite Humano para orientar as mães sobre a importância da alimentação das crianças através do leite humano. “Convidamos também as mães a doarem o leite humano já que a doação contribui com a redução do peso corporal, melhora o conforto mamário, previne a mastite e aumenta a produção de leite, ou seja, quanto mais estímulo e ordenha, maior o volume da lactação”, orientou Sandra Domingues.
Emeis com sala de amamentação em Marília
Emei Nossa Senhora da Glória
Emei Meu Anjo
Emei Colibri
Emei Favo de Mel
Emei Mãe Cristina
Emei Irmão Maurício
Emei Branca de Neve
Emei Clara Luz
EP Lar da Criança
Emei ‘Professora Nilze Scarano Manso’ Catavento
Emei Saci Pererê
Emei Curumim
EP Amélie Boudet
Emei Pedacinho do céu
Emei Profa. Marina Betti César