Bem-vindo -
02/06/2021

Prefeitura flexibiliza comorbidades para a vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria Municipal de Saúde, flexibilizou as regras para aplicação da vacina contra a Covid-19 em pessoas com hipertensão, pacientes oncológicos ou com doenças cardiovasculares. A mudança de regras já vale para a nova faixa etária, de 30 a 39 anos, cuja imunização foi antecipada para esta quarta-feira (2) (leia mais abaixo).

Secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias afirma que a flexibilização visa ampliar a cobertura vacinal, mas sem fugir no estabelecido no plano federal. "Os critérios [do governo federal] foram tão rígidos que estamos encontrando dificuldades em achar quem vacinar. Você fica com dificuldade, porque a exigência é muito grande. Então, vamos manter a faixa etária, mas vamos flexibilizar as comorbidades. Inclusive, o governo federal tem dito para flexibilizarmos e tem várias cidades que também têm feito o mesmo".

MUDANÇAS

No caso dos hipertensos, a vacina passa a ser aplicada, a partir de agora, em todas as pessoas que tomam ao menos um medicamento.

Já para os pacientes oncológicos, serão contemplados os indivíduos que tenham recebido diagnóstico precoce da doença ou que irão passar por procedimento cirúrgico. Também podem ser imunizados aqueles que iniciarão ou estejam em quimioterapia (endovenosa/oral) ou radioterapia, ou que estejam em acompanhamento até seis meses após quimioterapia ou radioterapia.

Em relação a doenças cardiovasculares, todos os pacientes portadores de arritmias cardíacas comprovadas por laudo médico poderão receber a vacina.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as alterações já ocorreram em outros municípios, incluindo capitais, e podem ser realizadas de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

RELAÇÃO COMPLETA

A relação completa de comorbidades, com as especificações de cada uma, está disponível no site da Prefeitura de Bauru (https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=38403).

Vale lembrar que, mesmo com as enfermidades flexibilizadas incluídas na lista, somente as pessoas da faixa etária contemplada até o momento - de 30 a 59 anos - podem se vacinar contra a Covid-19.

Imunização de 30 a 39 anos com enfermidades começa hoje

Assim como no restante do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde começa, nesta quarta-feira (2), a aplicação da vacina contra a Covid-19 a pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades. Também vai ter início a imunização de indivíduos desta mesma faixa etária com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para esta etapa, a Prefeitura de Bauru recebeu 9.540 unidades da AstraZeneca/Oxford, enviadas pelo Estado após repasse do Ministério da Saúde.

A aplicação da primeira dose a esses públicos ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 12h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam a vacina contra a Covid-19. Vale lembrar que, nesta quinta-feira (3), feriado, será realizado o 'Dia D' de imunização contra a Covid-19 (leia mais na página ao lado).

Antes de procurar uma unidade de saúde, a pessoa deve fazer o agendamento obrigatório no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas).

As pessoas de 40 a 59 anos que possuem comorbidade ou com deficiência permanente que recebem o BPC, também conhecido como Loas, e que não tomaram a primeira dose também podem continuar fazendo o agendamento no site.

DOCUMENTOS

Após o agendamento, as pessoas devem ir na data e horário marcados, com RG, CPF, comprovante de residência e o comprovante da comorbidade. No caso das pessoas com deficiência permanente que recebem o BPC, deve ser apresentado o comprovante de recebimento do benefício.

OUTROS PÚBLICOS

Além das comorbidades, a aplicação da primeira dose da vacina segue em Bauru a todas as pessoas com 60 anos ou mais, e para indivíduos com Síndrome de Down e transplantados. Já a segunda dose continua a pessoas com 60 anos ou mais, sendo a vacina AstraZeneca/Oxford oferecida em todas as UBSs e USFs, das 13h às 15h. A exceção são as UBSs do Centro e Vila Cardia e o Promai, que disponibilizam a segunda dose da CoronaVac aos idosos em Bauru.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09