Bem-vindo -
01/08/2021

Produção de avocados e pecuária se sobressaem

Na cidade de Bauru, o setor agropecuário tem forte vocação, hoje, na produção de avocados e na pecuária, segundo aponta o Sindicato Rural de Bauru. Impulsionadas por negócios de família, essas culturas ganharam espaço nas últimas décadas.

Foi após a visita de um amigo viajante, que a família Carvalho descobriu que a França apreciava um fruto produzido pela fazenda deles para uma fábrica de óleo e até desconhecido por muita gente: o abacate hass, também chamado de avocado.

Diante da possibilidade de expansão do mercado, os Carvalho enviaram uma carta ao consulado oferecendo o fruto ao País, que estabeleceu ali a primeira relação comercial Exterior da Jaguacy. De três funcionários na década de 1970, o negócio se multiplicou e a empresa emprega, hoje, quase 500 pessoas em épocas de colheita. É a pioneira na produção nacional de avocados.

Embora a distribuição tenha crescido no País, 85% da produção, que é de até 5 mil toneladas de avocado por ano, é exportada para países como Espanha, Canadá, dos Emirados Árabes, Argentina, Uruguai, Rússia, Noruega, entre outros. São produtos in natura, popa congelada, azeite de avocado e até guaca fresca.

O negócio é tocado pelo casal, Paulo e Cristina Carvalho e os quatro filhos deles, Lígia, Vitor, Tiago e Julia. "Bauru é o meu porto seguro, nenhum outro lugar do mundo tem o nosso pôr do sol. Meu desejo é a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais", frisa Lígia Carvalho, diretora de marketing da empresa.

Destaque na recria

Divulgação

Inspirado pelo avô, Carlos Padilha iniciou na pecuária na década de 70, voltado para a produção de leite. O alto custo e baixo retorno fez com que ele migrasse, na década de 90, para a pecuária de corte com a cria, recria, engorda e reprodução. Com a evolução do setor, em 2010, os negócios foram novamente redirecionados apenas para recria. Como forma de otimizar e dinamizar o uso da terra, ele buscou parceria com outros pecuaristas, que hoje compõem o Grupo Pecuária Bauru (GPB). Juntos, eles complementam entre si a cadeia que compõe o ciclo de vida do gado até o abate. Com investimentos na recria de nelore e angus, Padilha é um dos nomes de destaque da pecuária.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário
Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.