Bem-vindo -
11/02/2020

Produtividade aumenta quando gado passa menos calor

Criadores investem em sistemas de resfriamento para dar mais conforto a rebanho.

Quando faz calor, o gado sente e isso reflete na produção. É por isso que vale todo esforço para refrescar os animais no dia-a-dia.

Com ventiladores e água fresquinha sendo espalhada no ambiente, o rebanho aproveita. Na fazenda de José Ricardo Vilkas, R$ 700 mil foram investidos em equipamentos para dar mais conforto ao rebanho.

José Ricardo explica que oferecendo resfriamento consegue evitar que a produtividade caia de 20% a 30%. Antes da montagem da estrutura, com o gado a pasto, a média era de 25 litros por dia no inverno e 18 litros no verão. Hoje, a produção diária por vaca fica entre 40 a 42 litros no inverno e 39 litros no verão.

O que se tenta evitar é o chamado estresse térmico, tão prejudicial ao organismo da boiada. Nesse caso, é importante também prestar atenção na alimentação.

O médico veterinário Alex Carozzi explica que o alimento fermenta no rúmen e a temperatura do animal aumenta durante o processo. Isso gera mal estar e queda de produtividade. Ele diz que a tecnologia atual permite fazer com que a criação sinta menos o calor térmico.

Na época mais quente do ano, a dieta do animal é reforçada com polpa cítrica, caroço de algodão, gordura extraída da palma e farelo de soja bypass. Alex conta que essa combinação reduz a fermentação e produz menos calor.

Em outra fazenda, em Campina do Monte Alegre (SP), 22 exaustores fazem parte de um túnel de vento para resfriamento do gado. O pecuarista João Santi diz que a estrutura oferece uma vantagem muito grande, superior a dos ventiladores tradicionais.

Ele conta que a diferença de produtividade no verão e no inverno não passa de 4%. Sem o sistema, a produtividade caia 30%.

Para deixar o ambiente mais agradável, na extremidade do barracão oposta aos exaustores há uma parede feita com placas de papelão. A água passa pelas placas e evapora. O vapor é sugado pelos exaustores, resfriando a área.

No local são criadas 150 vacas. João Santi fala que o custo maior é com a energia, mas, por outro lado, a produção vem crescendo.


Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.