Em atuação desde março de 2020, o Projeto Doe Amor Bauru, do Centro Espírita Irmã Catarina, distribui cerca de 120 refeições semanalmente à população em situação de rua no centro bauruense. Idealizada por Tatiana Caversan, Rodrigo Orlandi e Alex Quintiliano, a iniciativa ajuda no combate à fome, que aumentou com o avanço da pandemia de Covid-19.
Fernando Augusto de Barro Vieira, voluntário do Doe Amor Bauru, disse que houve crescimento na demanda por refeições ainda em maio de 2020 e que, em setembro do mesmo ano, o quadro se consolidou. "No começo eram no máximo 50 marmitas distribuídas quinzenalmente. Hoje, atendemos todas às terças-feiras às 19 horas, distribuindo entre 100 a 120 marmitas", afirma.
"Quando iniciamos, a gente fazia uma ronda, passava pela Estação Ferroviária, pela praça da Câmara (Dom Pedro II), pela praça da prefeitura (Cerejeiras), passávamos perto do Hospital de Base e, se possível, na Ruy Barbosa. Hoje a gente entrega tudo na Estação. A gente não vai mais a qualquer outro lugar porque não dá. Aumentou muito o número de pessoas que ficaram em situação de vulnerabilidade. Por isso que estamos pedindo ajuda", complementa.
De acordo com Fernando, o perfil das pessoas em situação de vulnerabilidade social é composto por homens de 20 a 60 anos, entretanto, mulheres e crianças também são atendidas pelo projeto.
Para continuar atuando, o Doe Amor Bauru está arrecadando macarrão parafuso, molho de tomate, calabresa e salsicha. O Centro Espírita ainda recebe doações de máscaras faciais, cobertores e roupas de frio.
Para colaborar, basta entrar em contato com o Alex, por meio do telefone (14) 99606-4255 ou comparecer a sede do Centro Espírita Irmã Catarina às terças-feiras, entre às 16h30 e 18h45. O local fica na rua Rio Grande do Norte, 1-33, Vila Cardia, próximo ao Cemitério da Saudade. As doações em dinheiro podem ser feitas pelo Pix (14) 99606-4255, no nome de Alex Sandro Quintiliano.