Bem-vindo -
04/07/2021

Qual vacina da Covid é a melhor? A que está disponível no posto de saúde!

Com a chegada de diferentes vacinas contra a Covid-19 em Bauru, uma pergunta tem sido feita por parte dos bauruenses: qual dos imunizantes é o melhor? Em um cenário de pandemia, a resposta das autoridades de saúde para esse questionamento é direta e reta: a melhor vacina é a que tem disponível no posto! Inclusive, o poder público alerta que a tentativa de escolher alguma marca atrasa e atrapalha o processo de imunização.

Atualmente, estão disponíveis quatro imunizantes em Bauru: a CoronaVac, a AstraZeneca/Oxford, a Pfizer/BionTech e a Janssen. O JC tem recebido com frequência relatos de situações semelhantes vindas de diferentes unidades de saúde: pessoas que agendam o horário para a imunização e, ao chegar ao posto, desistem de tomar a dose pelo fato de a vacina não ser da marca de sua "preferência".

Inclusive, o termo "sommelier de vacina" tem sido usado de forma irônica e crítica para definir quem tenta escolher as vacinas, assim como faria, por exemplo, com vinho.

Algumas cidades da região, como Jaú e Promissão, estão até colocando no fim da fila quem se recusa a se vacinar com determinado tipo de imunizante.

O diretor do Departamento de Saúde Coletiva de Bauru, Ezequiel Santos, destaca que não há sentido na tentativa de parte da população em escolher alguma marca. "Todas as vacinas que estão disponíveis no País foram aprovadas pela Anvisa, com eficácia comprovada para reduzir a incidência de casos graves e óbitos por Covid-19. Portanto, o principal é que as pessoas tomem a vacina disponível assim que a sua faixa de idade for liberada. É fundamental que o máximo de pessoas sejam vacinadas, independente da marca".

Sobre as vacinas aceitas para viagens internacionais, o que vem barrando a entrada de brasileiros no Exterior - algo alegado por parte dessas pessoas para tentar tomar uma determinada vacina - é o estágio da pandemia aqui. "O que impede a entrada de brasileiros em outros países é a circulação de uma variante diferente aqui, a P1, e a situação da pandemia no Brasil, ainda sem o devido controle. Seguimos com número alto de casos e mortes. Enquanto não ocorrer uma redução drástica de casos e óbitos, dificilmente as fronteiras serão liberadas com facilidade para brasileiros. Para isso, a vacinação da maioria da população é necessária", afirma.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09