Um dos precursores no Brasil da cirurgia ortognática, que visa corrigir discrepâncias maxilomandibulares, Reinaldo Mazzottini, de 74 anos, morreu nesta terça-feira (2). O profissional, que estava aposentado, trabalhou por quatro décadas no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP), o Centrinho, em Bauru, onde nasceu a sua amizade com um dos fundadores e ex-superintendente da instituição, José Alberto de Souza Freitas, o Tio Gastão.
"Ele ficou internado por cerca de uma semana na Beneficência Portuguesa, mas a Covid-19 conseguiu levar mais uma vida", lamenta o amigo.
Ainda segundo Tio Gastão, Reinaldo era muito ligado ao Centrinho e não media esforços pelo hospital. "Se havia uma goteira, ele mesmo subia no telhado e cobria os espaços vazios com plástico ou trocava as telhas quebradas", rememora.
Em nota, a Diretoria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) e a Superintendência do Centrinho registraram o seu profundo pesar pelo falecimento do professor doutor Reinaldo Mazzottini.
Conforme informações do comunicado, o profissional trabalhou como docente e cirurgião bucomaxilofacial da USP, em Bauru, por mais de 40 anos.
Reinaldo atuou como professor do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia da FOB entre 1974 e 2003. Ele também liderou a equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial do Centrinho até 2016.
TRAJETÓRIA
Formado em Odontologia pela FOB/USP, em 1973, o profissional concluiu o mestrado (1979) e o doutorado (1985) na mesma faculdade. Na ocasião, ele estudou o tratamento de pacientes com fissura labiopalatina sob orientação do Tio Gastão.
Atual diretor da FOB/USP e superintendente do Centrinho, o professor Carlos Ferreira dos Santos, que foi aluno de Reinaldo, ressalta o legado deixado pelo profissional. "Nós sofremos uma perda muito significativa e enviamos as energias mais positivas possíveis à família".
Reinaldo deixou a esposa Olinda Carusi Mazzottini, além dos filhos Luciano e Mariana. O corpo foi sepultado às 11h30 desta quarta (3) no Cemitério Parque Jardim dos Lírios.