Bem-vindo -
08/04/2025

RIC Ambiental intensifica perfuração de poços profundos para garantir abastecimento de água em Marília

Três unidades já estão em obras ou finalizadas:Os poços visam reforçar o sistema de abastecimento com fontes subterrâneas confiáveis e de alta vazão.

No mês de aniversário de Marília, a RIC Ambiental divulgou um balanço dos avanços realizados nos primeiros seis meses de concessão do saneamento na cidade, destacando um dos principais investimentos para ampliar a capacidade de abastecimento: a perfuração de poços profundos.

Três unidades já estão em obras ou finalizadas: o PSG-09 no bairro Figueirinha, com 1280 metros de profundidade e vazão de 250 mil litros por hora; o PSG-08 no Lácio, com 1230 metros e igual capacidade; e o PSG-02 Águas do Norte, com 650 metros de profundidade e vazão de 90 mil litros/hora.

Essas estruturas são parte do plano emergencial da concessionária para garantir a segurança hídrica de Marília, especialmente durante períodos de estiagem. Os poços visam reforçar o sistema de abastecimento com fontes subterrâneas confiáveis e de alta vazão.

Combate a perdas, modernização e segurança operacional

Além dos poços, a RIC Ambiental tem substituído redes antigas por tubulações de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e PVC, materiais mais modernos e duráveis. A medida visa reduzir vazamentos, perdas e garantir maior eficiência ao sistema.

A concessionária também intensificou o combate a fraudes e ligações clandestinas, que comprometem o abastecimento e causam prejuízos à população. A fiscalização tem se tornado mais efetiva com uso de tecnologia e ações coordenadas com órgãos de segurança.

No setor de esgotamento sanitário, já foram iniciadas obras de recuperação em Estações Elevatórias de Esgoto e estão em andamento projetos para construção de 30 km de emissários e ampliação das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), com o objetivo de universalizar o tratamento de esgoto na cidade.

Compromisso com o futuro de Marília

“Marília é um símbolo de amor e liberdade, e para nós é uma honra servir essa cidade tão vibrante e acolhedora. Seguiremos investindo para oferecer um serviço moderno e eficiente, com mais segurança hídrica e qualidade de vida para esta e as futuras gerações”, destacou o diretor-presidente da RIC Ambiental, Aluizio de Barros Fagundes.

Os resultados iniciais mostram um modelo de concessão que aposta na integração entre planejamento, tecnologia e investimentos contínuos para transformar o saneamento de Marília e garantir um futuro sustentável para todos os marilienses.

 

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09