A partir da próxima terça-feira (17), cerca de 900 detentos que cumprem pena em presídios de Marília e região devem ser liberados para a tradicional saída temporária de junho, conhecida popularmente como “saidinha do Dia dos Pais”. A previsão é que todos retornem às unidades prisionais até o dia 23.
Apenas na Penitenciária de Marília, serão liberados 439 presos do regime semiaberto, enquanto o Centro de Ressocialização (CR) permitirá a saída de 140 reeducandos.
Já em Álvaro de Carvalho, município a 40 km de Marília, mais 134 presos também devem deixar a unidade temporariamente, com impacto direto no movimento na cidade.
Apesar do alto número de liberados, os dados mostram que a evasão tem sido relativamente baixa. Na última saída, ocorrida em março deste ano, apenas 12 detentos não retornaram, o que representa um índice de evasão de 2,1%.
A saída temporária é prevista pela Lei de Execuções Penais e concedida a presos que cumprem requisitos como bom comportamento e progressão de regime.
O benefício das saídas temporárias permite que presos com bom comportamento e em regime semiaberto deixem a prisão por alguns dias em datas comemorativas. Apesar de estar dentro da legalidade, o tema é constantemente debatido por conta dos casos de evasão, reincidência e sensação de insegurança por parte da população.