Bem-vindo -
10/04/2021

Santa Casa de Ourinhos agradece envio de capacetes Elmo, mas afirma que eles não atendem ao perfil da maioria de seus pacientes com a Covid-19

A Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos divulgou neste sábado, 10, uma nota técnica, assinada por Paulo Novita, que agradece aos empresários que enviaram na semana passada ao hospital 30 capacetes Elmos para ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19. Entretanto a nota destaca que, apesar da eficiência dos capacetes, eles não atendem ao perfil dos pacientes com Covid-19, que são encaminhados ao hospital.

“O perfil de pacientes que chegam para a Santa Casa de Ourinhos, entretanto, é de casos muito graves, que geralmente já estão intubados e, portanto, não tem indicação de uso do capacete. Esses pacientes, quando extubados, geralmente não precisam de ventilação não invasiva”, destaca a nota.

Dos 30 capacetes que foram enviados à Santa Casa, 20 foram direcionados ao hospital de campanha, no Grande Hotel, que poderão realizar o melhor aproveitamento dos equipamentos.

Feito com silicone e PVC, o equipamento oferece oxigênio em alto fluxo e faz pressão ao redor da face do paciente, auxiliando na respiração.

Confira a nota completa da Santa Casa

Nota Técnica a respeito da doação de Capacetes (Helmet) para a Santa Casa de Ourinhos.

A Comissão Técnica (CT) da Santa Casa de Ourinhos, agradece a todos os envolvidos na aquisição de capacetes (Helmets) para ventilação não invasiva. Trata-se de uma ferramenta que pode ajudar um subgrupo de pacientes que precisa de Oxigênio em altas doses, mas sem indicação de intubação orotraqueal (IOT) e ventilação mecânica (VM).

O perfil de pacientes que chegam para a Santa Casa de Ourinhos, entretanto, é de casos muito graves, que geralmente já estão intubados e, portanto, não tem indicação de uso do capacete. Esses pacientes, quando extubados, geralmente não precisam de ventilação não invasiva.

Tivemos a oportunidade de indicar e usar, sem dificuldades técnicas, em alguns pacientes que, infelizmente evoluíram para IOT.

Nós, da CT, acreditamos que o Hotel de Campanha (HCO) e a Unidade de Pronto Atendimento de Ourinhos (UPA) que recebem pacientes em estágios iniciais de Covid, provavelmente vão se beneficiar mais dos capacetes, razão pela qual a Santa Casa enviou cerca de 20 deles para o HCO na esperança que, usados em uma fase menos adiantada da doença, consiga evitar que pacientes venham a ser intubados.

Atenciosamente,

Comissão Técnica

Paulo Novita


Fonte: Passando A Régua
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.