A Secretaria Municipal de Saúde tem recebido, nos últimos dias, inúmeros contatos de moradores para perguntar quais marcas de vacinas contra a Covid-19 estão sendo aplicadas em Bauru. A pasta alerta que a tentativa de "escolher" algum imunizante atrasa e atrapalha o processo de vacinação.
Atualmente, estão disponíveis três imunizantes: a CoronaVac, a AstraZeneca/Oxford e a Pfizer/BionTech. Nos próximos dias, o País deve receber as primeiras remessas da vacina da Janssen, que também pode chegar ao município.
"As quatro vacinas foram aprovadas pela Anvisa, são seguras para uso da população e com eficácia comprovada para reduzir casos graves e óbitos da Covid-19. Portanto, não há motivo para a tentativa de 'escolha' da vacina, o que, inclusive, prejudica e atrasa o processo de imunização da população", destaca a pasta, em nota.
GESTANTES
A única restrição da Anvisa, lembra a Secretaria Municipal de Saúde, é para o uso da AstraZeneca/Oxford em gestantes e puérperas. A esse público, a vacina oferecida é a CoronaVac, após o envio de lote específico feito pelo Estado no mês passado.
"Para os demais públicos, todas as vacinas disponíveis podem ser aplicadas, conforme a disponibilidade no momento e os prazos de validade dos imunizantes, que são seguidos para a vacinação", complementa.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é fundamental pata a redução da pandemia, mas alerta que deve estar aliada aos demais cuidados já conhecidos. "Todas as pessoas devem continuar usando máscara, higienizando as mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitando qualquer tipo de aglomeração. Somente com esses cuidados, aliado ao avanço da vacinação a toda a população, vai ser possível vencer a pandemia", finaliza a pasta municipal.