O hospital de campanha “Covid-19” de Ourinhos, no Grande Hotel, iniciou nesta quarta-feira, 28, o serviço de pronto atendimento a pacientes com sintomas característicos de Coronavírus. O fato chamou a atenção, pois ontem (27) mesmo a Prefeitura de Ourinhos divulgou uma nota que dizia que o hotel passava por reestruturação e não havia divulgado quando o atendimento seria iniciado, porém hoje (28) pela manhã o secretário de Saúde, Donay Neto, concedeu uma entrevista à TV TEM (filiada a Globo) e anunciou o início do atendimento. O Passando a Régua esteve no local, no final da manhã desta quarta-feira e verificou que muita gente não estava nem sabendo da mudança e continuava procurando a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Confira o vídeo abaixo:
De acordo com a Prefeitura de Ourinhos, “os pacientes só deverão buscar atendimento no Hospital caso apresente os sintomas característicos da Covid. No local eles serão avaliados pela equipe médica, que fará a testagem e caso sejam diagnosticados com a doença, já receberão os primeiros atendimentos médicos.
Caso o paciente não apresente os sintomas característicos da Covid, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que se dirija até a UPA ou aos Postos de Saúde para atendimento médico.
A Prefeitura também informou que a reestruturação resultou numa série de investimentos no Hospital.
“Houve a contratação por parte da empresa que gerencia o Hospital de mais profissionais para atender a demanda. Além disso, a estrutura do Hospital foi ampliada e conta agora com oito leitos de estabilização, mais 10 de internação, novos equipamentos, entre eles, um aparelho de raio-x, novos pontos de oxigênio, instalação de uma mini usina de oxigênio e de um compressor específico de ar comprimido”.
O Passando a Régua verificou que foi publicado no Diário Oficial do Município, nesta terça-feira, 27, o contrato de locação de equipamentos (clique e confira), por R$39,120,00, por quatro meses.
A reestruturação também contemplou a criação de três consultórios médicos no saguão do Hospital e ainda a instalação de uma tenda no estacionamento do hotel onde os pacientes irão aguardar pelo atendimento.
“As melhorias no Hospital Covid irão contribuir para desafogar o atendimento na UPA e nos Postos de Saúde, melhorar e ampliar a capacidade de atendimento das pessoas com Covid e minimizar o máximo possível à transferência de pacientes para UTI”.