Bem-vindo -
14/04/2021

Sem caras pintadas nos semáforos, calouros terão até padrinhos virtuais

Se não houvesse a pandemia do novo coronavírus, alguns semáforos de Bauru já estariam lotados de calouros celebrando esta nova fase da vida com as caras pintadas e brincadeiras que divertem até os motoristas mais sisudos. Desta vez, o atual cenário fez com que a tradicional comemoração desse lugar ao chamado acolhimento virtual e, no caso da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), até o apadrinhamento dos bixos ocorrerá de forma online.

É o que explica a professora do curso de Fonoaudiologia da instituição e vice-presidente do Grupo Setorial Pró-Calouro do Câmpus USP de Bauru, Aline Roberta Aceituno da Costa. De acordo com ela, a Semana de Recepção aos Calouros da FOB/USP começou anteontem e só terminará na próxima sexta-feira (16), quando acontecerá o apadrinhamento virtual. "Nesta atração, os veteranos de cada curso deverão se apresentar, assim como os calouros, que receberão apelidos, tudo de maneira extremamente salutar", complementa.

No primeiro dia da iniciativa, os bixos receberam as boas-vindas do diretor da FOB/USP, o professor Carlos Ferreira dos Santos, que também ministrou uma aula magna via Google Meet, mas com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Na mesma data, houve o lançamento de uma ação social virtual chamada "Calouro Cidadão e Veterano Amigão". Nela, os alunos, professores, funcionários e amigos da universidade poderão doar produtos de higiene sanitária e alimentos não perecíveis para a FOB/USP destinar a alguma entidade assistencial da cidade, que será escolhida posteriormente.

Para participar, basta levar os donativos para a assistente social Christine Habib, no prédio ao lado do alojamento estudantil do câmpus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, bem como às quartas, das 13h às 17h.

Aqueles que vivem fora de Bauru também conseguirão participar da ação, que só terminará no dia 31 de maio deste ano, comprando qualquer produto pelo site www.confianca.com.br e enviando o comprovante para o e-mail [email protected] A rede se responsabilizará pela entrega dos itens na universidade.

Ainda segundo a docente, a recepção dos calouros não poderia deixar de acontecer. "Com o agravamento da pandemia da Covid-19, nós optamos por realizar as atrações de forma online, assim como este primeiro semestre do ano letivo", acrescenta.

Nos próximos dias, os calouros poderão conhecer todos os ambientes da universidade de maneira online. "É um momento que todos os jovens esperam, porque eles começam a perceber as responsabilidades e os direitos inerentes a esta nova fase da vida", reforça.

A FOB/USP oferece 50 vagas para Odontologia, 40 para Fonoaudiologia e 60 para Medicina. Do total, 105 são para alunos da Fuvest e o restante, para aqueles ligados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estes, por sua vez, deverão se matricular virtualmente a partir desta quinta-feira (15).

APROVADO

Quem estava ansioso por uma recepção presencial era Orávio Batista Rodrigues, de 17 anos, que passou em primeiro lugar em Fonoaudiologia na FOB/USP. "Eu sonhava com o momento do trote, mas, desde que a classificação saiu, os veteranos me encontraram nas redes sociais. Já conversei com bastante gente e me sinto acolhido mesmo a distância", relata.

O calouro, que vive em Coronel Macedo, no Interior de São Paulo, deverá permanecer na cidade até que a universidade retome as aulas presenciais. "Apesar de tudo, eu consegui estabelecer um vínculo com os veteranos e a faculdade", observa.

Mesmo satisfeito com a nova forma de acolhida da FOB/USP, o estudante revela que os veteranos prometeram uma recepção à moda antiga tão logo a universidade retome as atividades presenciais.

A sua assinatura é fundamental para a informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal da Cidade.


Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09