A Prefeitura de Ourinhos ainda não definiu uma data para transferir o pronto atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19, que hoje é feito na UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Ourinhos), misturado com outros problemas, e deverá acontecer no hospital de Campanha “Covid-19”, no Grande Hotel. Lembrando que a Prefeitura de Ourinhos prorrogou até o final de junho o contratado com a Organização Social Instituto MAXXSAÚDE, com sede na cidade de São Caetano do Sul. O novo contrato com a Os tem o valor de R$2.666.928,09, pelo período de três meses, ou seja, R$888.976,03 por mês (CLIQUE E RELEMBRE).
De acordo com a Prefeitura de Ourinhos, as obras de reestruturação do “Hospital Covid” estão em fase final para que o local inicie o serviço de pronto atendimento a pacientes com sintomas característicos da doença.
Saiba: População se arrisca todos os dias no transporte público coletivo de ônibus em Ourinhos
Entre as reformas que estão sendo executadas no Hospital, a mais complexa é a instalação de uma miniusina de oxigênio no terreno do hotel. Ela ligará os dutos de oxigênios até os leitos de internação dos quartos. Além disso, está sendo instalado ainda um compressor específico de ar comprimido para todo o hospital.
O Hospital Covid também recebeu 10 novas camas, além de respiradores e monitores para equipar os novos leitos que serão disponibilizados para o tratamento dos pacientes e ainda um aparelho de raio-x.

Além disso, a Secretaria de Saúde criou três consultórios médicos para o pronto atendimento ao público no saguão do hotel. Para evitar aglomeração no local, foi instalada uma tenda no estacionamento do hotel onde os pacientes irão aguardar pelo atendimento.
Hoje a unidade só recebe casos de leves a moderados de Covid-19. Sem contar com leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), os pacientes em situação mais agravada precisam ser transferidos para hospitais mais estruturados, como a Santa Casa de Ourinhos, seguindo a CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que direciona os pacientes para hospitais de todo estado.
UPA
Enquanto a Prefeitura não promove a transferência para o hospital de campanha, pacientes com Covid dividem espaço com pacientes de outras enfermidades. Neste final de semana o vereador Guilherme Gonçalves esteve na UPA e constatou um verdadeiro caos (CLIQUE E RELEMBRE).