Bem-vindo -
16/06/2021

Sem inscrições, EJA pode fechar

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cônego Aníbal Difrância, no Parque São Geraldo, em Bauru, corre o risco de deixar de existir. Isso porque as inscrições a quem quiser cursar do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental estão abertas, mas a procura é praticamente inexistente. A Secretaria Municipal de Educação admite a possibilidade de extinguir o serviço, que atende a jovens e adultos no período noturno. Diante do cenário, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) decidiu ajudar na divulgação das inscrições.

Diretora estadual da entidade, Suzi da Silva afirma que a própria pasta teria anunciado o fechamento da unidade, porque não havia sequer um matriculado para o segundo semestre deste ano. "Não percebo qualquer movimentação da prefeitura no sentido de divulgar o serviço para que a comunidade possa procurá-lo", critica.

Ainda segundo Silva, o Plano Municipal de Educação prevê que o ensino básico de jovens e adultos é de responsabilidade do município, motivo pelo qual o serviço não pode deixar de existir. "Não há qualquer outra escola municipal com esses moldes na cidade", complementa.

Além disso, a diretora estadual da Apeoesp destaca que o fechamento da unidade poderia prejudicar também os professores. "Muitos profissionais fazem três turnos para sobreviver e perderiam parte da renda com a extinção do EJA", explica.

Diante disso, a Apeoesp passou a ajudar o município na divulgação do serviço. A entidade, que conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm), utiliza um carro de som para percorrer as comunidades e anunciar a abertura das inscrições.

POUCOS ALUNOS

Questionada, a assessoria de comunicação da prefeitura frisa que "a procura pelo curso tem reduzido, inviabilizando a sua continuidade caso não haja uma mudança nesse panorama".

Ainda de acordo com o município, nos últimos semestres, as turmas já foram iniciadas com poucos alunos, situação que se agrava ao longo do período letivo em virtude da rotina dos estudantes. A maioria trabalha o dia inteiro e acaba desistindo das aulas à noite.

A prefeitura alega, também, que faz a divulgação do serviço junto à população residente na região da unidade escolar. Poderão se matricular os alunos que tenham concluído os anos iniciais do Ensino Fundamental e possuam 15 anos ou mais na data das inscrições, que só terminarão em 23 de julho deste ano.

SERVIÇO

Os interessados deverão se inscrever na secretaria da Emef, que fica na rua Manoel Figueiredo, 1-20, no Parque São Geraldo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Outras informações: (14) 3237-2475.

Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informa que duas unidades da rede estadual de Bauru oferecem o ensino básico a jovens e adultos: o Ceeja Tancredo Neves e a Escola Estadual Doutor Luiz Zuiani, sendo que esse último colégio atende aos alunos presencialmente. Porém, em virtude da pandemia da Covid-19, o serviço se dá de maneira híbrida, com aulas presenciais dentro do limite de 35% e pelo Centro de Mídias.

Já o Ceeja, segundo a pasta, possui uma organização didática, pedagógica e metodológica diferenciada, pois a frequência é flexível, possibilitando que os estudantes conciliem os estudos com a sua vida profissional. O atendimento presencial dos alunos costuma ocorrer em três períodos, mas eles podem comparecer uma vez ao mês ou sempre que tiverem alguma dúvida sobre o conteúdo.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09