Não é preciso andar muito para encontrar uma praça com mato alto em Bauru, afinal, a prefeitura não consegue dar conta de toda a demanda sozinha, principalmente, em períodos chuvosos. Por isso, existe um programa de adoção das áreas públicas, mas a adesão ainda está muito longe de chegar ao ideal. Para se ter noção, das 684 praças da cidade, apenas 36 recebem zeladoria por parte de empresas, pessoas físicas ou associações, o que equivale a 5% do total. O município, agora, pretende dobrar este percentual.
Este foi um dos assuntos discutidos durante uma audiência pública realizada na última semana. Titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Dorival José Coral informa que a pasta planeja duas ações neste sentido. Uma delas diz respeito à divulgação do projeto em todas as redes de comunicação da prefeitura ao longo deste mês. "Nós também pretendemos nos reunir com os adotantes antigos para explicar sobre a importância da continuidade da ação, fazendo com que eles estimulem outras pessoas a ajudar", acrescenta.
Ainda segundo o secretário, a Semma dá todo o suporte possível aos adotantes. "Nós fornecemos as mudas, elaboramos os projetos paisagísticos e, em alguns casos, até cedemos os bancos. Em contrapartida, os nossos parceiros cuidam da zeladoria propriamente dita e podem colocar uma placa publicitária da sua empresa", descreve.
Existe, também, a possibilidade de pessoas físicas e associações optarem por adotar uma praça. "Muitas vezes, uma área distante da região central se torna um importante ponto de lazer para toda a comunidade".
Embora o auxílio quanto à zeladoria seja um dos benefícios do programa, Coral destaca que o principal deles corresponde à educação ambiental. "Nós precisamos cuidar melhor dos espaços públicos e ensinar os munícipes a fazê-lo".
COMO ADOTAR?
Para adotar uma praça, basta enviar um e-mail para [email protected] Em seguida, a Semma entrará em contato para solicitar alguns documentos, como RG, CPF e certidão negativa de débitos com o município.
Assim que a documentação chegar até a pasta, será aberto um processo que culminará na assinatura de um termo de parceria pública de adoção, válido por um ano, mas passível de renovação. Todo o procedimento leva, em média, 20 dias.
SERVIÇO
Para obter outras informações sobre o projeto, basta acessar o site www.bauru.sp.gov.br e procurar por "Semma", no tópico "Secretarias". Na nova aba, é preciso clicar em "Praças Adotadas".