Só este ano, 83 proprietários de terrenos foram notificados por descarte de lixo irregular
O descarte irregular de lixo é um dos problemas que incomodam a população que mora aos arredores de terrenos vagos ou locais públicos e em Assis não tem sido diferente. Somente nesse ano já foram notificados 83 proprietários de terrenos. Porém, apesar da responsabilidade de manter o terreno limpo, muitas vezes é a população que descarta os mais diversos tipos de lixo e entulhos nesses locais, ou até mesmo nas ruas.
Mesmo com as diversas ações de orientação para erradicar o problema, a Secretaria do Meio Ambiente sofre com o descarte indevido nos terrenos e ruas da cidade.
Segundo a secretária Ana Paula Marques Rodrigues, sempre que são identificados terrenos com descarte de lixo, a equipe segue até o local para identificar o nome ou informações do proprietário. "Assim que identificado, o proprietário é notificado para que faça a limpeza devida do espaço, que é de sua responsabilidade", explicou.
Descartes irregulares são criadouro de insetos e animais peçonhentos
Somente esse ano a Secretaria de Meio Ambiente já notificou 83 terrenos, e mesmo depois que os proprietários fazem a limpeza nos locais, algumas pessoas voltam a fazer descarte de lixo nos mesmos lugares.
Ana Paula pede a colaboração da população, para que façam os descartes de lixos em locais corretos.
"Nós temos em Assis o aterro de inertes, temos a coleta seletiva, temos o trabalho de coleta de lixo, não é necessário que as pessoas coloquem seus lixos em locais incorretos. Precisamos cuidar da nossa cidade, do nosso espaço, além de que esses locais podem se transformar em criadouros de insetos e bichos peçonhentos e ainda representam uma agressão ao meio ambiente", alerta Ana Paula.
Em 2021 a Secretaria do Meio Ambiente já notificou 83 terrenos por descarte irregular
Vale lembrar que o autor de descarte incorreto pode ser identificado e sofrer penalidades. Exemplo disso se deu nesta segunda-feira, 24 de maio, quando as equipes da Secretaria identificaram uma grande quantidade de lixo próximo à linha férrea na Vila Prudenciana e havia em documentos descartados no meio de entulhos dados de um cidadão.