Bem-vindo -
01/08/2021

Startups fomentam inovação

Bauru não possui um levantamento oficial sobre o número de empresas que surgiram como startups e se consolidaram na cidade, mas o que se sabe é que negócios do tipo têm ganhado cada vez mais o gosto de empresários e espaço no mercado. A avaliação é do consultor e responsável pelo projeto de inovação e programa de desenvolvimento de startups do Sebrae Bauru, Clemilton Bassetto. "Percebo o surgimento de muitas startups na área de varejo, com aplicativos que buscam ofertas e também que ajudam as empresas a identificarem o perfil de consumo do cliente", ressalta Basseto.

Mesmo com o hiato provocado pela pandemia em 2020, ele ressalta que o Sebrae Bauru atendeu, de forma digital, 17 empresas em estágio de validação das premissas dos modelos de negócio. Em um curso de três meses, os pretendentes, que podem começar como microempreendedores individuais ou até sem um CNPJ, passam por capacitações, acompanhamento de negócios, se conectam com investidores e realizam mentoria com parceiros de mercado.

"Muitas vezes, a pessoas chega com uma boa ideia, algo que identificou como carência no mercado, mas tem dificuldade de ajustar para o cliente. Por envolver algo que geralmente é novidade, o risco é grande, de cada dez, nove quebram", comenta Bassetto, frisando a importância do estudo.

STARTUP

Apaixonados por tecnologia, os amigos Rafael Silva, 38 anos, gestor empresarial, e Rodrigo Tucunduva, 37, formado em ciência da computação com atuação em marketing, resolveram deixar o emprego antigo para empreender em uma startup.

Em pesquisa de mercado, eles resolveram apostar em um software de automação de marketing, que ajudaria as empresas, por exemplo, a gerar oportunidades de vendas na internet de acordo com o perfil de interesse das pessoas. Após as mentorias junto ao Sebrae, eles conseguiram validar essa tese do produto e fundaram a Lahar, em 2015.

Seis anos depois, a empresa tem 15 funcionários e 5 milhões de contatos gerenciados e está presente em 25 estados do País, além do Distrito Federal, com uma carteira de 250 clientes entre o Brasil e a Europa. A sede funciona, hoje, na sala de um edifício comercial na quadra 21 da avenida Getúlio Vargas. "Sou aficionado por Bauru, vejo a cidade como uma potência, no meu modo de ver, mal explorada. Bauru tem o DNA da tecnologia e temos mão de obra altamente qualificada e que semestralmente é abastecida por universidades", avalia Rafael Silva.

Minha Bauru

 



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.