Trânsito intenso nos dois sentidos, principalmente em horário comercial, ruas estreitas devido às vagas de estacionamento em via pública e canaletas que exigem desaceleração brusca. Essa é a reclamação de motoristas e de pedestres que transitam pela avenida Nossa Senhora de Fátima. A via corta três bairros, o Jardim Estoril, Jardim América e Jardim Europa. Ela liga as avenidas Comendador José da Silva Martha e Getúlio Vargas e é considerada uma das principais avenidas de Bauru devido ao comércio existente ali.
O vereador Guilherme Berriel (MDB) fez um pedido formal para a Emdurb implantar melhorias no fluxo de veículos no horário comercial da avenida. "Recebemos muita reclamação devido ao grande número de veículos transitando, os carros estacionados... Agora há um número grande de condomínios residenciais ali também", comenta o parlamentar.
De acordo com o engenheiro e gerente de planejamento em sinalizações da Emdurb, Aníbal dos Santos Ramalho, a Emdurb vai mandar equipe para o local para analisar o fluxo e estudar formas de melhorias. "É uma área muito comercial, então, não é uma coisa simples. Evitar o estacionamento, por exemplo, pode ser prejudicial para os comerciantes. Mas vamos analisar e tentar buscar um equilíbrio. Não podemos pensar só no fluxo, devido aos estabelecimentos ali", comenta Aníbal dos Santos.
Bruno Freitas
Outro problema no trânsito apurado pela reportagem, que gera risco de colisões, está situado na rua Doutor Gonzaga Machado, na Vila Engler, ao lado do Parque das Camélias.
A via é mão única somente na quadra 6, subindo. Os veículos descem em alta velocidade e fazem a curva à esquerda, na rua Galvão de Castro, podendo gerar batidas frontal ou lateral.
Um internauta enviou mensagem ao JC alegando que, inclusive, por diversas vezes, veículos não notam a sinalização e descem na contramão.
Segundo Aníbal dos Santos Ramalho, o local apontado pela reportagem não pode voltar a ser mão dupla, devido ao supermercado presente no local e seu estacionamento, porque ali é grande o risco de atropelamento. "Vamos analisar a possibilidade de colocar ali um obstáculo antes da rua Galvão de Castro e um reforço na sinalização", cita o gerente da Emdurb.
O Diário Oficial do Município está repleto, em todas as edições, de pedidos dos vereadores para instalação de redutor de velocidade nas mais diversas ruas e avenidas. Um destes locais é a rua Professor Noracylde Lima, na Vila Paulista, região da avenida Castelo Branco. Segundo o que informou o vereador Guilherme Berriel ao JC, há vários registros de acidentes no local porque os veículos estão transitando em alta velocidade, principalmente entre a Bernardino de Campos e a Castelo. Ele já teve o pedido de instalação de radar rejeitado pela Emdurb no local, mas insiste na inserção de uma lombada.
O cruzamento das ruas Dúlce Duarte Carrijo e João D'Ávila Munhoz, no Núcleo Edson Francisco da Silva, o popular Bauru 16, tem uma placar de "pare" que está torta há mais de um mês, informam moradores. A placa está curvada e impede a correta visualização dos motoristas que trafegam pela preferencial Dúlce Duarte Carrijo.