O prefeito de Maracaí, Paulo Eduardo Silva, conta que desde que a chuva torrencial cessou equipes da Prefeitura iniciaram trabalhos para verificar os danos sofridos pelos moradores da cidade.
O muro do cemitério da cidade não resistiu ao volume da chuva
"A chuva durou em torno de 1h30 e somou um volume de 150 milímetros, causando forte enxurrada em alguns bairros como a Vila Nova. Totalizamos 25 famílias que tiveram suas casas prejudicadas, destas três correm risco eminente de desabar. No total 11 famílias precisaram deixar suas casas, 9 estão em casas de familiares e duas foram instaladas em hotéis, que serão pagos pela Prefeitura. Muitas famílias perderam tudo que tinham", considera.
O prefeito ressalta que vários prédios públicos também foram prejudicados, principalmente o Hospital que sofreu avarias em seu telhado e uma creche no Jardim Santa Olga que sofreu uma fissura em sua estrutura.
"Além destes prédios, a Prefeitura, Secretaria de Educação e Centro Cultural também foram prejudicados e nossas equipes estão trabalhando verificando os reais danos para podermos minimizar os problemas causados pela chuva. Ontem trabalhamos para salvar vidas, hoje estamos verificando a extensão dos danos e correndo atrás de recursos para podermos reconstruir a cidade", explica.
O asfalto de algumas ruas foi prejudicado
O prefeito informa que foi decretado estado de calamidade pública e que a cidade receberá nesta segunda-feira o coordenador Regional da Defesa Civil para fornecer apoio às famílias.
"Nós estamos fornecendo alimentação para as famílias e disponibilizamos espaços públicos para guardar os móveis das famílias prejudicadas; já estamos em contato com o Governo do Estado para receber recursos emergenciais para reconstruir a cidade", destaca.
Ruas foram alagadas
A equipe da Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Meio Ambiente, estão promovendo a limpeza da cidade, com a lavagem das ruas e o recolhimento de entulhos.
O prefeito pede a paciência para os moradores da zona rural, pois as estradas rurais foram bastante prejudicadas e as equipes também estão percorrendo os bairros tentando reduzir os danos.
"Algumas famílias que vivem na zona rural não estão conseguindo sair de suas casas, mas já estamos providenciando reparos nas estradas rurais. Algumas ruas da cidade também tiveram o asfalto prejudicado e faremos obras emergenciais para que a população possa transitar. Pretendemos reconstruir o asfalto mais rápido possível, para que isso ocorra dependemos do recebimento de recursos", pontua.
O prefeito lembra ainda que o Fundo Social de Solidariedade da cidade está recebendo doações de roupas e alimentos, para auxiliar as famílias prejudicadas.