Bem-vindo -
03/07/2021

Tubulação do DAE rompe em obra e esgoto é lançado para o Rio Bauru

O Rio Bauru volta a pedir socorro. E mais uma vez por erro humano e falta de planejamento. Há semanas, talvez um mês ou mais, um vazamento de tubulação está jorrando fluxo intenso de esgoto em um dos canteiros de obras da concessionária ViaRondon.

A partir da informação, o JC localizou o trecho ao lado da construção do viaduto que vai, finalmente, interligar a avenida Cruzeiro do Sul sobre a rodovia Marechal Rondon (SP-300). O vazamento afeta o meio ambiente. O líquido desce por canaletas e deságua no leito do rio, apurou a reportagem. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) confirmou. Isso tudo com os trabalhadores executando serviços a poucos metros de distância. A pergunta que fica é: até quando?

O cheiro de esgoto é forte não só para quem sobe de automóvel no trecho que passa ao lado do Sesc, na altura do quilômetro 340 da Rondon, no sentido interior-Capital, mas também é constatado no trevo da pista que passa sobre o Rio Bauru e corta a Nuno de Assis, sentido Mary Dota.

RECORRENTE

O rio deixou de ser impactado diretamente pela rede de esgoto da cidade em 2018. Não é difícil de se encontrar, em alguns trechos, família de patos, garças, cágados e até peixes.

Uma área com potencial para virar cartão postal, mas subutilizada pelo poder público. Conforme reportagem recente do JC, o leito do rio voltou a receber esgoto na segunda semana de maio, entre o cruzamento da avenida Nuno de Assis com a Nações Unidas até a ponte Ayrton Senna, entre o Mary Dota e o Distrito 1. O motivo foi entupimento de galerias por estopas, descartadas irregularmente por oficinas do Centro, conforme apurou na época o DAE, que solucionou o problema.

O presidente do DAE, Marcos Saraiva, confirmou o problema e explicou que ele se iniciou devido ao serviço de rebaixamento do nível do solo, feito pela concessionária. "Romperam nossa tubulação. Cortaram ao meio. Enviamos equipes até o local, foi possível desviar o esgoto superficialmente, mas ele vai seguir caindo no Rio Bauru até que a ViaRondon finalize toda esta etapa da obra", disse Marcos Saraiva. Ele acrescenta que a autarquia acompanha todo o desenvolvimento das marginais.

Em nota, a ViaRondon Concessionária de Rodovia cita que manteve entendimentos com o DAE de Bauru, que iniciará os serviços de reparos e remanejamento da rede de esgoto necessários para a implantação da via marginal. O prazo, porém, não foi divulgado.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09