“A gente pesquisou que o senhor foi condenado por uma agência de turismo que tem em Marília a devolver o dinheiro de pacotes de viagem que foram vendidos”, trouxe Yonny Furukawa
A sabatina da TV TEM, afiliada da rede Globo na região de Bauru e Marília, desta quarta-feira, dia 18 de setembro de 2024, foi com o candidato a prefeito de Marília pelo partido Novo, o empresário Jean Patrick Garcia Baleche, mas que se apresenta como Garcia da Hadassa. No jornal do meio-dia, Baleche, que atua no ramo de turismo e viagens internacionais, foi questionado pela bancada de jornalistas, representada pelos comunicadores Adolfo Lima e Yonny Furukawa, sobre os problemas que ele enfrentou e enfrenta na Justiça. A entrevista durou 20 minutos e o candidato também comentou seu plano de governo.
“A gente pesquisou que o senhor foi condenado por uma agência de turismo que tem em Marília a devolver o dinheiro de pacotes de viagem que foram vendidos”, contextualizou Yonny Furukawa antes de questionar que este histórico não implicaria em ‘ruído’ entre o plano de governo apresentado e as ações de possível governo, em caso de eleito. O empresário se esquivou e alegou que atende 60 mil turistas do Brasil inteiro e que só tem 11 processos desta natureza - que obrigou a companhia a devolver valores que consumidores investiram em viagens não usufruídas - e que sua empresa possui somente 2 processos trabalhistas, que, segundo ele, já estão arquivados após pagamentos.
Ainda em sua autodefesa, o empresário afirmou que os processos citados pela jornalista Yonny Furukawa, da TV Tem, fazem parte do que ele chama de narrativa construída por opositores. Jean Patrick Garcia tem como vice-prefeito Eduardo Nascimento, do Republicanos, e durante a entrevista chegou a ser questionado pelo jornalista Adolfo Lima, chefe de reportagem da TV Tem em Marília, se a entrada de Nascimento na chapa não feriu a proposta inicial de sua candidatura, lançada como ‘chapa-pura’. Antes de formular a pergunta, Lima também contextualizou o histórico de Nascimento, atual presidente da Câmara e que já esteve em grupos políticos diferentes, inclusive chegou a ser aliado do atual prefeito Daniel Alonso em dois momentos da sua vida pública - em 2012, como candidato a vice-prefeito, e no primeiro mandato, de 2017 a 2020 como secretário municipal de Esportes.
Da mesma forma, Garcia da Hadassa minimizou o comentário do jornalista explicando que ele, caso eleito prefeito, irá focar na gestão, enquanto Nascimento, na hipótese de vice, cuidará da interlocução política. Conforme informações divulgadas pelo portal G1 Bauru-Marília, Baleche disputa a Prefeitura de Marília pela primeira vez. Ele é nascido em Santa Catarina, na cidade de Tubarão, e vive em Marília há 10 anos.