Bem-vindo -
09/07/2021

Vacina contra a Covid-19 chega ao braço de 50% dos bauruenses

Metade da população de Bauru já recebeu ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A marca foi alcançada nesta quinta-feira (8), quando o número de imunizados com a primeira dose chegou a 188.681 pessoas e outros 2.089 moradores receberam a Janssen, que é aplicada em dose única.

Assim, a vacina chegou a 190.770 braços, o que corresponde a 50,3% do total da população, estimada em 379.297 habitantes, segundo o IBGE. Conforme os dados da prefeitura, além dos 2.089 imunizados com a vacina da Janssen, outros 62.976 moradores da cidade completaram o esquema vacinal, mas com duas doses, das vacinas CoronaVac, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BionTech.

A estimativa é de que, com 75% da população imunizada, a pandemia possa ser efetivamente controlada, mas os efeitos devem começar a ser sentidos antes deste patamar. Bauru, por exemplo, registra queda do número de mortes por Covid-19 pela terceira semana consecutiva e de casos pela segunda semana seguida. Se nenhuma variante do coronavírus resistente aos imunizantes disponíveis surgir, a expectativa é de que os números não voltem a crescer.

Até esta quinta-feira, entre primeira e segunda doses e vacina de carga única, foram aplicadas 253.746 doses em Bauru. Os imunizantes são enviados pelo Estado, após repasse do Ministério da Saúde, e aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste momento, Bauru é a 13.ª cidade do Estado que mais aplicou doses de vacina, mesmo sendo o 18.º município em população.

'DIA D'

A prefeitura pretende avançar ainda mais o processo de imunização neste sábado (10), quando promoverá um 'Dia D' de vacinação contra a Covid-19. A expectativa é bater o recorde de 6,3 mil doses aplicadas em um único dia, alcançado em 19 de junho.

Amanhã, inclusive, será iniciada a aplicação a pessoas com 35 e 36 anos em 12 pontos, que funcionarão das 8h às 16h. Também poderão receber as doses moradores com 37 anos ou mais.

Na segunda-feira (12), além desse público por idade em geral, a imunização continua para gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais, indivíduos com comorbidade com 18 anos ou mais e profissionais da educação. Os trabalhadores da saúde já foram vacinados.

Vale destacar que só recebe a vacina quem faz o agendamento prévio no site da prefeitura (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas).

O morador deve comparecer na unidade e horário marcados e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Também é recomendado fazer o cadastro antecipadamente no site 'Vacina Já', do governo estadual (vacinaja.sp.gov.br), o que agiliza a espera na unidade.

O avanço da vacinação é fundamental para o controle da pandemia, mas a Secretaria Municipal de Saúde destaca que as demais medidas para evitar a propagação do vírus devem ser mantidas, como o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e manter o distanciamento social, pois os índices da Covid-19 ainda são preocupantes no País, no Estado e em Bauru.

A vacinação em Bauru neste sábado (10) contará com a arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Quem for tomar a vacina da Covid-19 ou da Influenza, que também será aplicada amanhã em 16 pontos, pode participar da campanha 'Proteja a sua vida e garanta a sobrevivência do outro', fazendo a doação destes itens.

Toda a arrecadação será repassada ao Fundo Social de Solidariedade para posterior entrega a famílias em situação de vulnerabilidade. A doação é espontânea e voluntária e todos os pontos de vacinação contarão com uma caixa para que a população possa entregar os produtos.

O QUE DOAR

Entre os alimentos que estão sendo arrecadados estão arroz, feijão, farinha, fubá, óleo, leite em caixa, macarrão, molho de tomate, sal, açúcar, bolacha, pó de café e qualquer produto não perecível.

Já os produtos de higiene com maior necessidade são sabonete, xampu, álcool em gel e creme dental.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09