A Prefeitura de Bauru iniciará a vacinação dos idosos com 68 anos completos nesta sexta-feira (2). O anúncio foi feito pela prefeita Suéllen Rosim, pelo vice-prefeito Orlando Costa Dias, que é também o secretário municipal de Saúde, e pelo diretor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), Ezequiel Santos, na noite desta quarta (31).
Além do feriado, a aplicação da primeira dose às pessoas com 68 anos ou mais continuará no sábado (3). Nos dois dias, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e o Promai vão abrir das 8h às 13h. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam vacina.
Para receber o imunizante, a pessoa deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Bauru. Os idosos nesta faixa de idade que estão em tratamento oncológico ou são imunossuprimidos devem levar carta médica com liberação para tomar a vacina.
"As equipes de vacinação estão trabalhando de maneira praticamente ininterrupta nos últimos dois meses e a decisão pela abertura dos pontos de vacinação na sexta e no sábado considera o fato de que, nestes dias, as unidades funcionam exclusivamente para a imunização, reduzindo a espera das pessoas que procuram pelas doses", complementou a prefeitura, em nota.
O sistema de agendamento prévio pela Internet prometido pela Secretaria de Saúde para começar a valer nesta faixa etária ainda está em desenvolvimento. Com isso, não é preciso se cadastrar antes para receber a vacina. Conforme o JC noticiou na semana passada, o objetivo do sistema é evitar aglomerações.
SOLIDÁRIO
A Secretaria de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade seguem com a ação 'Proteja a sua vida e garanta a sobrevivência do outro', com a arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, em todos os pontos de vacinação.
A campanha solidária começou na semana passada e as pessoas que vão receber as doses podem levar, de maneira voluntária, as doações. Os itens arrecadados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.