A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, antecipou a vacinação contra a Covid-19 a pessoas entre 40 e 44 anos, já a partir desta quarta (23). É obrigatório o agendamento, que foi liberado nesta terça-feira (22), no site (http://www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no endereço eletrônico.
De acordo com estimativas da pasta, essa faixa etária é composta por cerca de 28 mil pessoas no município, contudo, aproximadamente 5 mil já tomaram a primeira dose por integrar outros grupos prioritários.
Ao entrar no site para agendar, o munícipe deve acessar o ícone 'Covid-19 1ª dose pessoas com 40 anos ou mais' e preencher os dados solicitados. Depois, a pessoa é direcionada ao site 'Vacina Já', do governo estadual, e deve preencher os formulários, o que agiliza a aplicação da primeira dose nas unidades de saúde, que vão disponibilizar a vacina a pessoas com 40 anos ou mais de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Nos horários anteriores, a imunização é para os demais públicos que já podem receber a primeira dose.
As pessoas com 45 anos ou mais que ainda não receberam a vacina também podem continuar fazendo o agendamento e, depois, procurar as unidades de saúde para tomar a primeira dose. O imunizante contra a Covid-19 também segue disponível a gestantes, puérperas, pessoas com 18 anos ou mais com deficiência permanente, indivíduos com 18 anos ou mais com comorbidade ou com HIV, pessoas com Síndrome de Down, transplantados e profissionais da educação básica.
DOCUMENTOS
Na unidade de saúde, a pessoa deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Já para os demais públicos, além desses documentos, é obrigatório um comprovante de que pertence a um dos públicos que já pode receber a vacina.
HORÁRIOS
A primeira dose é aplicada de segunda a sexta nos seguintes horários: das 8h às 9h (gestantes e puérperas com 18 anos ou mais), das 9h às 10h (pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais), das 10h às 12h (pessoas com comorbidade com 18 anos ou mais), das 13h às 14h (profissionais da educação) e das 14h às 17h (pessoas com 40 anos ou mais).
A primeira dose para gestantes e puérperas está disponível ainda na Casa da Mulher, também com necessidade de agendamento no site da Prefeitura de Bauru.
SOLIDÁRIO
As pessoas que vão tomar a vacina da Covid-19 podem, de maneira voluntária, doar alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal, na campanha 'Proteja a sua vida e garanta a sobrevivência do outro'. Os produtos, depois, são recolhidos pelo Fundo Social de Solidariedade e destinados a famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na Sebes.