Nos últimos dias, Bauru viveu interrupções pontuais na campanha de vacinação contra a Covid-19, já que a quantidade de doses que tem chegado é menor do que a de pessoas que buscam a imunização nos postos de saúde. O hiato gerou dúvidas, especialmente em idosos, sobre o que está mantido ou suspenso (veja no quadro).
Um dos pontos que causou confusão, por exemplo, é em relação à aplicação da segunda dose. Embora esteja mantida a pessoas com 90 anos completos ou mais, a segunda carga está suspensa para idosos entre 85 e 89 anos.
A situação causou novos questionamentos nesta quinta-feira (4). "Minha esposa, Elza Mai Boro, de 88 anos, receberia a segunda dose da CoronaVac neste sábado (6). E agora? Se passar o prazo a vacina perde a eficácia?", questionou Arthur Boro, de 90 anos.
Marta Curi Kumini, de 87 anos, também seria imunizada com a segunda dose neste sábado (6) "E agora? Acho que não pode extrapolar muito o prazo", aponta. "Outra coisa complicada é ter que ficar em pé na fila para pegar senha, não tenho mais condições de andar muito. A prefeitura deveria apostar mais em drive thru para nós", acrescenta a idosa.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que as vacinas para pessoas entre 85 e 89 anos devem chegar nos próximos dias e que a população será comunicada sobre a retomada da imunização. Além disso, a pasta informa que o sistema drive thru está suspenso por tempo indeterminado.
'DENTRO DO PRAZO'
A prefeitura esclarece ainda que o prazo médio para aplicação da segunda dose é de 28 dias e que, mesmo diante da interrupção, a campanha está dentro do prazo.
"Considerando que este público (entre 85 e 89 anos) começou a receber a primeira dose em 13 de fevereiro, o prazo para a segunda dose será apenas no final da semana que vem", explica o Executivo, ressaltando que o novo lote deve chegar antes disso.
PRIMEIRA DOSE
Do mesmo modo, nesta quinta-feira (4), ainda continuava suspensa, também por falta de vacinas, a aplicação da primeira dose em idosos de todas as idades em Bauru.
Ainda não há previsão para a retomada. Contudo, o cenário será alterado assim que novos lotes chegarem ao município.
SEGUE A APLICAÇÃO
Por enquanto, seguem mantidas apenas as segundas doses para pessoas com mais de 90 anos. Assim como também continua sendo aplicada, com o estoque que a prefeitura ainda possui, a segunda dose para profissionais da saúde que tomaram a CoronaVac na primeira dose.
Os idosos com 90 anos completos ou mais devem procurar os 23 pontos de imunização, que são todas as UBSs, USFs e o Promai, para receber a segunda dose. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam as vacinas. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, com retirada de senha para este público sempre das 11h30 às 15h.
Já os profissionais e trabalhadores da saúde que precisam tomar a segunda dose da CoronaVac devem fazer agendamento prévio no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br). A aplicação é feita no Cerest, somente com data e horário marcados.