Os vereadores da Câmara Municipal de Ourinhos realizaram durante a sessão ordinária, nesta segunda-feira, 22, o sorteio do novo membro do Conselho de Ética da Casa, para assumir a vaga do vereador Guilherme Gonçalves (PODE), que foi afastado do conselho devido a analises de queixas apresentadas contra ele.
Em sorteio, através de escrutínio, foi escolhido o nome do vereador Enfermeiro Alexandre (PSD), que se junta aos vereadores Roberta Stopa (PT) (presidente), Gil Carvalho (PL), Latinha (PP) e Eder Mota (DEM). Stopa era a vice-presidente e assume o lugar de Guilherme que também era o presidente da comissão. (Confira o vídeo da sessão abaixo que acontece agora)
O afastamento de Guilherme só será válido para a análise destes casos envolvendo o seu nome. Após a situação ser analisada, ele poderá voltar a sua função de presidente do Conselho de Ética.
Entenda o caso
A Câmara, através do presidente Santiago de Lucas Ângelo (DEM), enviou para a análise do Conselho de Ética do Legislativo, queixas contra o vereador Guilherme Gonçalves, que está em seu primeiro mandato e vem se destacando por uma atuação contundente e popular.
O Passando a Régua falou com o presidente Santiago, que informou que recebeu dois boletins de ocorrências contra o vereador, elaborados depois de uma tentativa de fiscalização na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na quinta-feira passada, 11, quando Guilherme tentou entrar na unidade, após receber denúncias de descaso e mal atendimento no local. Gonçalves no dia fez um vídeo e o caso ganhou grande repercussão nas redes sociais (CLIQUE E RELEMBRE).
Os boletins teriam sido feitos por policiais militares e funcionários da UPA, que alegam que o vereador teve uma atitude desrespeitosa ao tentar entrar na unidade hospitalar. Santiago destacou ainda que está enviando as situações ao Conselho de Ética e o vereador terá o direito à ampla defesa. Só em caso extremo a situação poderá vir se tornar uma CP (Comissão Processante), que deverá passar pelo plenário da Câmara.
Guilherme que não desrespeitou nenhum servidor e apenas queria fazer valer o seu dever de fiscalizar, que foi tolhido naquele dia na UPA.
Vereadora Raquel Spada
O presidente Santiago ainda informou ter sido procurado pela vereadora Raquel Spada (PSD), que pretende também enviar uma denúncia contra Guilherme ao Conselho de Ética, pois teria se sentindo desrespeitada durante a última sessão, quando o vereador falou que ficou decepcionado com Raquel, após descobrir que ela ajudou, no ano passado, a aprovar o projeto que estabeleceu multa de até R$20 mil para quem não instalar caixa d’água em casa em Ourinhos. Guilherme disse que faltou amor por parte da vereadora, mas em nenhum momento a teria ofendido. A vereadora estaria muito incomodada com a repercussão negativa nas redes sociais (CLIQUE E SAIBA).