Bem-vindo -
25/03/2021

Vídeo de servidores falando de sobra de vacinas contra a Covid-19 em Ourinhos gera suspeita de furada de fila combinada

Um vídeo em que mostra servidores da Prefeitura de Ourinhos, falando da sobra de vacinas contra a Covid-19, que seriam aplicadas em pessoas que estão fora do grupo prioritário de vacinação, para que não fossem perdidas, está gerando grande polêmica na cidade e causando suspeita de "furada de fila" combinada.

O que apurou o Passando a Régua é que o vídeo foi feito na noite de ontem (24), no recinto da FAPI, dia em que iniciou a vacinação de idosos a partir dos 70 anos e já por volta das 19h21, quando a vacinação já estava interrompida uma servidora da secretaria da Saúde explica que, havia sobrado um frasco, com oito doses, pois ele foi aberto às 16h30 e apenas dois idosos teriam ido até local para se vacinar e, portanto, precisava ser feita a aplicação destas doses, em no máximo 8h, pois as vacinas poderiam estragar. (confira o vídeo abaixo)

Segundo os funcionários, as doses que sobram são provenientes dos frascos com dez doses da CoronaVac, chamadas de ampolas multidoses. Depois de abertas, segundo a Anvisa, elas têm validade de oito horas.

"Todas as doses devem ser utilizadas num prazo de até oito horas após a abertura do frasco multidose, desde que ele seja mantido em condições assépticas e sob temperatura entre +2°C e +8°C. Essa medida visa garantir as propriedades do imunizante, uma vez que a vacina não contém conservantes", diz a Agência.

Nesta quarta-feira, 24, a vacinação foi encerrada mais tarde, às 19h, porque foi iniciada a vacinação em idosos a partir de 70 anos e muitos idosos não sabiam dessa alteração, pois a divulgação foi falha, o que justifica a baixa procura. O que causa a estranheza, é que o vídeo foi feito às 19h21 e as pessoas que estavam no local, nem todas estão caracterizadas com uniforme ou roupas adequadas de trabalho na campanha de vacinação. Não estariam os servidores combinando entre eles para receber estas doses de sobra? Quem são essas pessoas? O fato deverá ser levado ao Ministério Público. 

O Passando a Régua procurou a Prefeitura de Ourinhos e pediu um posicionamento sobre o vídeo, mas até o fechamento desta matéria não obteve nenhuma resposta. 

O vice-prefeito Lucas Suzuki chegou a fazer um comentário em suas redes sociais:


Fonte: Passando A Régua
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09