Bem-vindo -
29/03/2022

Virada Cultural Marília 2022 acontece no próximo final de semana

Entre os próximos dias 1 e 3 de abril (sexta a domingo) evento terá, ao todo, 29 apresentações, de diversas linguagens artísticas, no Teatro Municipal e na Praça da Bandeira

No próximo final de semana - dias 1, 2 e 3 de abril - acontece a Virada Cultural Marília 2022 no Teatro Municipal, com apresentações no palco interno e também na Praça da Bandeira (no entorno do teatro), onde também haverá um palco, iluminação e infraestrutura para receber as atrações de rua.

Com entrada gratuita, o evento realizado pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, integra a programação especial de aniversário de Marília e também de comemoração aos 40 anos do Teatro Municipal de Marília "Waldir Silveira Mello", comemorado no dia 3 de abril.

 

"Além de comemorarmos o aniversário da cidade e do Teatro Municipal, um dos objetivos da proposta, é ter as artes como o vetor de ocupação da cidade, a valorização dos artistas locais, a socialização e difusão de linguagens artísticas", comentou André Gomes, secretário municipal da Cultura.

 

“A Virada tem pra nós um duplo sentido: em primeiro lugar, retomar em grande estilo os eventos que tanto nos fizeram falta nesses dois anos de pandemia; o segundo é inseri-la definitivamente no calendário oficial das comemorações de aniversário da cidade, até porque nada é mais justo que comemorar com apresentações artísticas e culturais para constituir nossa identidade. Por isso mesmo neste evento teremos apenas artistas marilienses. Esse ano comemoramos os 40 anos do Teatro Municipal e a Virada Cultural tem como objetivo demonstrar que suas portas estão abertas aos artistas locais e ao povo em geral”, disse o secretário.

 

A abertura oficial da Virada Cultural Marília acontecerá no dia 1º de abril (sexta-feira), às 18h na praça ao lado do teatro com a apresentação do Coletivo Maracatu de Baque Virado e segue com vários outros shows. Com duração de três dias, o evento terá, ao todo, 29 apresentações, quase dez para cada dia do evento, sendo onze apresentações na Praça da Bandeira.
 

Além de shows de música, nos estilos pop rock, clássicos do rock, eletropop, MPB e jazz, o público também terá teatro, dança, circo, hip- hop, arte urbana entre outras atrações.

 

Entre os destaques da programação infantil, a Virada Cultural Marília apresenta o Espetáculo “Nós”, uma sensível e bem humorada história que entrelaça circo e contação de histórias, numa livre adaptação do livro "Nós", de Eva Furnari, feita por Fernanda e Paula Bittencourt (mãe e filha). Acontecerá também o Show de Mágica do mágico Igory, onde o público verá objetos desaparecem sem deixar vestígios, outros, aparecerem, além de efeitos incríveis preparados com muito capricho para crianças e adultos.

 

A Virada Cultural Marília 2022 contará com feira de Artesanato e Food Trucks, que estarão instalados na Praça do Teatro Municipal.

 

Durante a Virada, o público também poderá apreciar as exposições Miniaturas em Escala, do artista mariliense Rafael Feio, com esculturas feitas à mão usando diversos tipos de materiais reciclados, que retratam detalhes da arquitetura da cidade e o cotidiano urbano e um pouco de futurismo, com detalhes realistas; e também a exposição de óleo sobre tela do artista Gabriel Ramos, com uma homenagem ao centenário da Semana da Arte Moderna de 1922.

 

Em parceria com o projeto Biblioteca “360 graus”, serão desenvolvidas atividades de incentivo à leitura principalmente para o público infantil. Também serão realizadas oficinas para estimular o aprendizado de técnicas artísticas e literárias, proporcionando diálogos com as áreas de Artes Cênicas e artes das palavras (literatura, cordel, lendas, mitos, dramaturgia e contação de histórias). Paralelamente, serão realizadas atividades de pintura corporal, mágica interativa e jogos de xadrez.

 

A apresentação da Virada será realizada em parceria com a equipe do Projeto Teatro da Cidade, coordenados pelo ator Márcio Martins.

 

Toda a programação da Virada Cultural Marília 2022, com as sinopses completas podem ser encontrada no blog da Secretaria Municipal da Cultura (www.culturamarilia.blogspot.com)

Fonte:JM


Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.