Morreu, no início da noite desta terça-feira (11), em Marília, o ex-vereador, professor e advogado criminalista Nadir de Campos, aos 87 anos. Ele perdeu a batalha para a Covid-19. Na década de 50 (1959), aos 24 anos, iniciou sua vida pública ao ser eleito para o Legislativo de Bauru, onde exerceu um mandato. Foi um dos primeiros parlamentares negro da cidade, segundo ressaltam amigos.
Em 1969, mudou-se para Marília, onde também foi vereador por três legislaturas e presidente da Câmara em 1994, destaca nota de pesar da Casa de Leis mariliense. "Ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal, combativo, íntegro, correto e que, com as suas atitudes, sempre transparentes, puderam contribuir decisivamente para que pudéssemos ter um Parlamento cada vez mais forte, mais representativo", observou o atual presidente do Legislativo e vereador Marcos Rezende (PSD).
A Prefeitura de Marília, por meio do Prefeito Daniel Alonso e o vice Cicero do Ceasa, também divulgou nota de pesar, pela qual lamenta a morte do ex-vereador, que nasceu em Itirapina e trabalhou como professor e advogado.
Filho de Pedro de Campos e Guiomar de Souza Campos, casou-se com Maria Gloria, com quem teve seis filhos: Denise Aparecida de Campos, Leonilda de Campos, Nadir de Campos Junior, Marcelo de Campos, Rogério de Campos e Rafael de Campos. Também teve a filha Jéssica, do segundo casamento, com a Regina, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília. Nadir também foi Secretário da Administração do Executivo de Marília. Seu corpo foi sepultado às 14h desta quarta-feira, no Cemitério da Saudade, em Marília.
O bauruense Antonio Pedroso Junior comentou em sua página na rede social: "Filho de Pedro de Campos, conhecido carnavalesco de Bauru, que rivalizava com Caré no carnaval Bauruense quando os desfiles eram realizados na avenida Rodrigues Alves, Nadir de Campos se elegeu vereador em 1960, tornando-se um dos primeiros negros a ocuparem uma cadeira em nossa Câmara Municipal."