Conforme chega a páscoa, já dá água na boca só de pensar naquele almoço de domingo e, é claro, nos tão desejados ovos de chocolate. No Zoológico de Bauru não foi diferente e, no último domingo, os bichinhos receberam vários "mimos" de Páscoa, segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru.
Um dos objetivos principais do zoológico é o bem-estar dos animais, e uma ferramenta muito útil para promovê-lo é o "enriquecimento ambiental".
A ação consiste em oferecer novos estímulos sensoriais, alimentares, cognitivos, sociais e físicos aos bichos, como uma forma de divertimento, quebra da rotina e incentivo ao raciocínio.
No Zoo de Bauru costumam ser feitos enriquecimentos ambientais temáticos. No último final de semana, os habitantes do zoo foram presenteados com "ovos de Páscoa" especiais.
É claro que os ovos não eram de chocolate. Na verdade, eram feitos de algo muito melhor, pelo menos para os animais.
Cada espécie recebeu um "ovo de Páscoa" feito com elementos naturais já presentes na alimentação deles. Vale lembrar que tudo foi feito sob a consulta de profissionais da área (biólogos, zootecnistas e veterinários) para impedir que os presentes causassem qualquer dano aos bichos.
O Zoo de Bauru está fechado para visita por conta da pandemia, mas assim que for possível as visitas serão liberadas.
CARDÁPIO
- Ovos de galinha coloridos com corantes naturais para os suricatos e mangustos.
- Coco verde embrulhado em folhas para os babuínos e mandris.
- Folhas de hibisco embrulhadas no ovo de papel para os cangurus e veados.
- Peixes no ovo de papel para o lobo guará e curicaca.
- Milho e couve para o urumutum e jacucaca.