Bem-vindo -
20/07/2021

Após falha em sistema, vacinação registra espera de até quatro horas

A vacinação da Covid-19 para o público de 30 anos ou mais em unidades de saúde de Bauru, nesta segunda-feira (19), teve bastante demora e aglomeração em alguns pontos. Em razão de uma falha no sistema na última sexta-feira (16), conforme o JC noticiou, 2.279 pessoas agendaram a imunização na cidade antes da liberação oficial do agendamento, o que ocorreu só no sábado (17). Por conta disso, todos esses munícipes ficaram marcados para o mesmo horário, às 13h de ontem, nas 24 unidades de saúde de Bauru. Na Vila Cardia, um dos pontos mais lotados, alguns chegaram a esperar quatro horas pelo imunizante.

O Núcleo de Saúde do bairro, por volta das 12h15, já registrava duas extensas filas: uma para pegar senha e realizar cadastro e outra para imunização. Somente ali, cerca de 200 munícipes agendaram a vacina para as 13h. Às 18h, pessoas deste grupo ainda estavam por lá, aguardando para se vacinar.

Por outro lado, quem soube da falha no sistema e conseguiu antecipar em quase uma hora a ida até a unidade foi vacinado antes mesmo do horário agendado, como é o caso do motoboy Wellington da Silva, 31 anos. "Tirei a manhã para isso e acertei de ter vindo mais cedo. Estar vacinado me dará um pouco mais de paz e tranquilidade", comemora.

PERSEVERANÇA

Mas a situação de Wellington foi mesmo uma exceção. Por volta das 13h15, a fila para cadastro quase dobrava o quarteirão na Vila Cardia. O que se via, no entanto, era um clima de perseverança e apoio mútuo entre as pessoas que aguardavam a esperada imunização. Isso porque nem todos os que estavam do lado de fora da unidade conseguiam ouvir os chamados dos funcionários por nomes e números. Os mais próximos, então, gritavam e ajudavam a informar o público de fora.

Bancária, Daniele Bincoleto, de 33 anos, chegou na unidade da Vila Cardia às 12h50, dez minutos antes do horário agendado. Ainda assim, ficou entre as últimas pessoas da fila que quase dobrou a esquina, por volta das 13h15.

"Não imaginei essa aglomeração toda, meu marido vacinou no sábado (17), na Etec, e foi rápido. É complicado, porque tenho que voltar ao trabalho, mas paciência. Vai valer a pena no fim", comenta. "Já que a prefeitura identificou essa falha, ela poderia, pelo menos, ter ampliado a quantidade de funcionários para vacinar", completa.

A mesma opinião era dividida pela consultora de vendas Vivian Zamaio, 31 anos. "Sou vizinha aqui da unidade da Vila Cardia. Vejo filas da vacinação todos os dias, mas nunca igual à de hoje", comparou.

'TIREI O DIA PARA ISSO'

A comerciante Daiane Carreto, de 33 anos, também chegou antes das 13h, mas enfrentou mais longa espera. "É chato demorar tanto, mas não tem o que fazer. Vou esperar, estou de férias e tirei o dia para isso", cita.

Em nota, a Secretaria de Saúde pediu desculpas pela falha técnica que provocou a situação e orientou que todos os agendados comparecessem à vacinação e aguardassem, pois todos seriam imunizados.

Na sessão da Câmara desta segunda-feira (19), a vereadora Chiara Ranieri (DEM) apresentou um vídeo que mostra aglomeração durante a vacinação da segunda dose da Covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mary Dota, neste último fim de semana. 

Nas imagens, uma mesma fila tinha vários públicos misturados, idosos ou não, que aparecem reclamando de demora e desorganização no atendimento. Em nota, a prefeitura diz que o agendamento para esta unidade foi normal, "no entanto, muitas pessoas chegaram antes do horário marcado, o que gerou filas". O município destaca ainda "que as pessoas devem comparecer nos horários marcados, para evitar esse tipo de situação".



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09