Na tradução do inglês para o português, "wise madness" significa "sábia loucura", expressão que define o objetivo de uma entidade bauruense com esse nome peculiar. Criada em 2006, a instituição visa levar as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade social a fazerem escolhas assertivas, apesar de estarem inseridos em um mundo cada vez mais caótico. Para tanto, a Wise Madness oferece diversos projetos no contraturno escolar, mas existe uma fila de espera de cerca de 100 jovens para frequentar a unidade do Nova Esperança. A construção de uma sede própria no bairro surge como a melhor saída para ampliar o atendimento da entidade, que pede ajuda a políticos e empresários.
Um dos fundadores e coordenadores da Wise Madness, Marcus Vinicius Fernandes explica que a instituição utiliza um espaço pertencente à Igreja Brasil para Cristo, na quadra 12 da rua Sargento José dos Santos, onde atende a 115 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, mas já tem um terreno, cedido pela Prefeitura de Bauru, para construir uma unidade própria a poucos metros do seu atual endereço, na quadra 2 da rua Sargento Joaquim Nunes. "Um arquiteto até se voluntariou para fazer a planta, orçada em R$ 960 mil. Agora, nós precisamos angariar verba para as obras", acrescenta.
Outro fundador e coordenador da Wise Madness, Anderson Ricardo Mariano afirma que existe fila de espera no Nova Esperança, porque muitos prédios do Minha Casa Minha Vida (MCMV) estão nessa região, fazendo com que a demanda seja maior por lá do que nas outras três unidades do projeto, situadas na Vila Aviação, no Octávio Rasi e no Santa Edwirges. "Nós gostaríamos de construir uma sede própria, assim como aconteceu nas demais unidades, para que possamos acolher todo mundo", comenta.
Diante disso, a instituição pede ajuda a políticos e empresários. Para contribuir, há duas possibilidades: fazer as doações diretamente para a Wise Madness ou destinar 1% do Imposto de Renda (IR) devido - no caso dos empresários - para as obras, que estão especificadas nos projetos vinculados ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os dados bancários para o depósito ou transferência estão no site www.bauru.sp.gov.br. Se os contribuintes tiverem tributo a restituir no ano que vem, todo o valor recolhido será devolvido e corrigido pela Selic.
INFRAESTRUTURA
O projeto da nova unidade contempla salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros, áreas destinadas ao atendimento psicológico, assistencial e administrativo, além de uma quadra poliesportiva. Ao todo, serão 585 metros quadrados de área construída, garantindo plena acessibilidade aos usuários.
Hoje, a Wise Madness mantém as quatro unidades voltadas ao fortalecimento de vínculos - incluindo aquela com a sede provisória no Nova Esperança - graças a um convênio junto à Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes).
Antes da pandemia da Covid-19, a instituição também realizava eventos para angariar fundos, mas a atual situação epidemiológica da cidade inviabiliza esse tipo de ação. Ainda em relação à questão sanitária, os jovens são atendidos presencialmente, mas em forma de rodízio.
Além dessas quatro unidades, que trabalham com projetos como dança, artesanato e esportes, a entidade também administra dois abrigos, um no Altos da Cidade e outro no Alto Paraíso.
A Wise Madness conta com 65 funcionários e 30 voluntários. Em 2011, a entidade virou uma Organização da Sociedade Civil (OSC).
SERVIÇO
Para obter outras informações da instituição ou sobre como ajudar, basta entrar em contato através do telefone (14) 3208-7400.