A Prefeitura de Bauru renovou, nesta quarta-feira (14), o convênio com a Famesp para a manutenção das dez UTIs no hospital de campanha no futuro Hospital das Clínicas (HC) da USP. Os leitos foram instalados em abril deste ano e o convênio inicial teve validade por 90 dias, totalizando um investimento de R$ 2.225.862,00 com recursos municipais.
O novo período também será de 90 dias, portanto, os leitos seguirão em funcionamento até outubro, para casos graves de Covid-19. Para isso, a prefeitura diz que precisou contingenciar recursos no Orçamento deste ano em diversas áreas.
Com o pagamento da prefeitura, a Famesp realiza todo o serviço necessário para a manutenção dos leitos, com a contratação de profissionais, medicamentos e insumos, já incluindo aparelhos de hemodiálise.
O município também já solicitou ao Ministério da Saúde o credenciamento dos leitos, mas, para isso, ainda é preciso que o hospital não seja considerado de campanha, e sim uma unidade permanente. O assunto já vem sendo tratado pela prefeita Suéllen Rosim com o Estado, para que a União possa custear parte do valor.